No espelho, a cara de RC não é a dele

foto

Gilvan Freire

Só um louco pode achar que botando a sua cara diante de um espelho vai aparecer outra, não a sua. RC não é louco mas olha-se no espelho e ver a cara dos outros. Ele tem entre tantos os mesmos distúrbios dos farsantes que botam sempre nos outros a culpa pelos seus próprios erros. É um cinismo doentio que não leva em consideração a capacidade que o povo tem de diagnosticar os anormais e tratá-los como doentes.

Tido como manipulador e autoritário, Ricardo Coutinho nunca foi acusado de se deixar levar por ninguém. Centralizador e tirano, RC não é apenas um administrador personalista, é dono absoluto de seu poder, que usa integralmente para fazer o bem e o mal bem maior, mas os dois a gosto de sua natureza pouco afeita ao agrado de alguém. Quem contratou o Jampa Digital? Foi Ricardo Coutinho. Quem pagou o Jampa Digital? Foi Ricardo Coutinho? Quem contratou Duda Mendonça? Foi Ricardo Coutinho. Quem pagou a Duda Mendonça? Foi Ricardo Coutinho, por vias transversas e pecaminosas. Por quê a culpa agora seria de quem nunca tratou de Jampa Digital, nada sabe sobre Jampa Digital, e não teve e nem tem negócios com Duda Mendonça?

Entre criminosos privados, pilhados em flagrante delito, o comum é justificarem seus erros e entregarem a defesa a advogados. O código de honra deles é não transferirem sua culpa para os inocentes. Os criminosos públicos, ao contrário, não têm código de honra, e passam sua culpa a adversários políticos, a desafetos e a setores da imprensa, sempre, sempre e sempre à imprensa livre que não vende nem aluga sua opinião e não recebe dinheiro público para acobertar os ataques aos cofres da administração. Os homens públicos são os mais periculosos delinqüentes, porque têm cúmplices no planejamento e na execução dos crimes, têm sócios na divisão dos furtos e ainda se protegem alugando defesas que tenham capacidade de, pelo menos, confundir a opinião pública irritada e violentada com seus desvios de conduta. No fim, é dinheiro do povo sumindo pelo ralo da corrupção e mais dinheiro do tesouro sendo gasto para proteger os delinqüentes e perpetuar seus crimes.

O modelo de gestão de RC vem podre desde a prefeitura. Comenta-se isso a miúde. Ele perdeu o apego à honra e à probidade a partir do instante em que precisou de dinheiro para manter-se no poder municipal e dá o salto ao governo do Estado. Corrompeu-se de vez e a maior parte de seus atos administrativos, envolvendo grandes contratos, tá contaminada de ilegalidade e lesividade ao patrimônio público. Pessoas mais próximas a ele, como o procurador Gilberto Carneiro, respondem a vários processos por improbidade comprovada. E continuam maquinando. O governo virou um antro de indecências. E a culpa? Bem, a culpa, certamente, é das autoridades que investigam, ou da Rede Globo e Eduardo Carlos que divulgam, ou dos adversários políticos. Basta de podridão e de desfaçatez!

Por quê RC recrimina o delegado da Federal mas diz ter respeito a ele? Por quê ter respeito a um delegado que inventa fatos e atribui culpa a um inocente? Um inocente não pode ter respeito por uma autoridade atribiliária e desonesta que se desvia de sua função e fabrica criminosos. Um inocente não precisa ter respeito por um delegado desonrado e prevaricador. Está muito claro que Ricardo Coutinho sabe de que lado ficam a razão e o crime. E sabe que na Federal há muito mais coisa sendo investigada dentro da fedentina de seu governo. Para o TCU, CGUMinistério Público e a Polícia Federal o espelho onde RC se mostra de corpo inteiro tem exatamente a cara dele. É isso.