As mordomias do estado

foto

Aline Lins

Ontem o Jampa Digital. Agora a aquisição da quinta aeronave para o Estado. O governador Ricardo Coutinho (PSB) está no ‘olho do furacão’. Depois de gastar R$ 12 milhões com a aquisição de uma aeronave nova, o King Air, vai abrir processo de licitação na terça-feira para comprar mais um avião, um Sêneca, para substituir o que sofreu o acidente em São José da Mata. A justificativa é que os aviões Chayenne e Sêneca estão velhos, e que “o Estado precisa”, para se movimentar no Estado pois tem regiões na PB que o King Air não pousa, por serem pistas de barro. Ora, na última sexta-feira o governador chegou a Patos, no King Air, e há estrutura como essa em grande parte das cidades da Paraíba. Onde não se pode chegar de avião pode-se muito bem completar o percurso de carro. O contrário é mordomia demais!

Diretas nos tribunais

A magistratura paraibana uniu forças, por meio de suas entidades representativas, (AMPB – Justiça comum, Amatra 13 – Justiça Trabalhista e Ajufe, Justiça Federal), em defesa da democratização do Judiciário com a implantação de eleições diretas nos tribunais, para que os juízes vitalícios possam escolher seus presidentes.

Diretas nos tribunais II

Duas propostas tramitam no Congresso Nacional, PECs (15/2012 e 187/2012) e vêm mobilizando a magistratura nacional pela aprovação das propostas, para alterar o art. 96 da Constituição para dispor sobre a eleição dos órgãos diretivos dos tribunais.

Diretas nos tribunais III

A Associação dos Magistrados da PB (AMPB) informou que no dia 9 de agosto, às 20h, no auditório do Fórum Cível Mário Moacyr Porto, na capital, será lançada a campanha “Diretas Já no Poder Judiciário”, na Paraíba. O evento terá a participação do autor da PEC 15/2012, o senador Vital do Rêgo Filho.

Eleições em Soledade

A partir de ontem (20), os partidos políticos do município de Soledade estarão autorizados a realizar convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolha de candidatos a prefeito e vice-prefeito. A nova eleição será no próximo dia 1º de setembro. As convenções partidárias devem se encerrar no domingo (21), e a partir da segunda-feira (22) podem ser registradas as candidaturas.

Permuta

O promotor de Justiça João Geraldo Barbosa protocolou duas petições ao procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, solicitando informações sobre a permuta de um terreno do governo do Estado por dois prédios do Ministério Público da Paraíba, para construção da nova sede do órgão. João Geraldo quer saber o impacto da obra no orçamento do MP.

PERMUTA II

O procurador-geral de Justiça Oswaldo Trigueiro entende que a atitude de João Geraldo tem fins eleitoreiros e que já respondeu às duas petições. “Não temos nada a esconder, mas acho estranho o promotor João Geraldo, que também é candidato a procurador-geral do MPPB, fazer tais questionamentos somente agora, às vésperas das eleições do MP”, disse Trigueiro.