Programa "Mais Médicos" já tem 11.700 inscritos

foto

Apesar da oposição de entidades sindicais e de protestos em algumas capitais do país, 11.700 médicos já se inscreveram no programa Mais Médicos, lançado pelo governo federal para atrair mais profissionais para o interior do país.

O balanço foi fechado na terça (16) e deve ser divulgado ainda nesta quarta pelo ministro Alexandre Padilha, da Saúde.

Entre os inscritos, há brasileiros e estrangeiros, mas o ministério ainda não sabe quantos são de fora do país. Brasileiros terão prioridade no preenchimento das vagas.

Do lado da demanda pelos doutores, 753 prefeituras se inscreveram oferecendo vagas de trabalho para os médicos.

Os médicos contratados por meio do programa receberão bolsa de R$ 10 mil. As inscrições vão até o dia 25 de agosto.

CAIXA ABERTA
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, teve nova derrota na tentativa de impedir a divulgação de detalhes sobre gastos de sua gestão com itens como carros e iPads. A ministra Cármen Lúcia indeferiu, no STF (Supremo Tribunal Federal), pedido dele para que não seja obrigado a mostrar as informações para o Conselho Nacional do Ministério Público, que fiscaliza a procuradoria.

CAIXA 2
A ministra manteve, assim, decisão anterior do colega Teori Zavascki, que já tinha negado pedido de liminar de Gurgel para o caso.

CAIXA 3
Gurgel alega que o pedido de informações não poderia partir de um só conselheiro, sem qualquer denúncia que o embase. O autor do requerimento de informações é Luiz Moreira. Ele é amigo de José Genoino (PT-SP), e por isso procuradores ligados a Gurgel apontam retaliação por causa do mensalão. Moreira diz que apenas cumpre seu papel fiscalizador.

MAIS MÉDICOS
O hospital Albert Einstein deve investir R$ 50 milhões para a construção da faculdade de medicina que planeja abrir em 2014. O prédio ficará ao lado da instituição, no bairro do Morumbi.

MAIS MÉDICOS 2
Além de vestibular, o Einstein quer incluir uma entrevista para selecionar os alunos. A ideia é fazer um exame semestral para preencher 50 vagas em cada período. As mensalidades “vão ser caras”, admite Claudio Lottenberg, presidente do hospital. Mas haverá um sistema de bolsas ou incentivos para “atrair os melhores alunos”.

TEMPORÃO
Para organizar os blocos de rua do Carnaval, SP quer aprender com as experiências do Rio, Pernambuco e Bahia. A Secretaria Municipal de Cultura planeja conversar com organizadores da folia nesses Estados sobre planejamento e segurança. Também serão encomendados estudos de consultorias.

Do Blog com Folha