A indignação verde e amarela

foto

Marcos Tavares

Vez em quando essa terra da Vera Cruz é tomada de uma súbita indignação patriótica como se enxovalhar o Brasil internacionalmente fosse crime e ou raridade. O tema da vez é um suposto ex-agente da CIA americana que diz ter o Brasil sido uma das sedes do programa mundial de escuta informática. Grande novidade! Primeiramente é bom lembrar que a internet nasceu de uma necessidade de segurança militar, portanto eles nunca estiveram longe dela. Em segundo, e não menos importante lugar, vale lembrar que o Brasil é a casa de Noca. Aqui entram terroristas, ladrões, espiões, escroques internacionais sem pedir licença nem mostrar visto.

É sabido que nossas fronteiras são escancaradas e que pela Bolívia, Colômbia e Guianas entram no Brasil clandestinos de todas as raças. Temos um sistema de informática rudimentar, sem segurança, portanto estava claro que quem gosta de escutar conversas secretas instalaria uma base aqui e daqui monitoraria o sistema na China, no Irã e até na Casa de Mãe Joana, porque não existem fronteiras na informática. Logo essa súbita indignação e pedido de desculpas é coisa pra inglês ver, é mais uma patriotada sem nenhuma consequência ou resultado, pois os americanos jamais irão deixar comprometer sua segurança por conta de chiliques verde-amarelos.

E não temos de reclamar dos nossos primos do Norte. Aqui, todo mundo escuta todo mundo com ou sem permissão judicial. A PF monitora telefones de suspeitos, os políticos monitoram telefones de adversários, as mulheres monitoram telefones dos maridos e o governo monitora todos sem precisar incomodar para isso a Justiça. Portanto, engulamos essa falsa indignação que não leva a nada e criemos universidades que possam desenvolver tecnologias de ponta que nos livre dos arapongas nacionais e internacionais, pois esse é o único caminho.

Palavra Certa

No meio de toda essa verborreia sobre as manifestações de ruas, passando por análises sociológicas e comentários políticos, me chamou a atenção a fala do senador Cícero Lucena.

Ele clama por um novo pacto federativo, que na minha opinião é o cerne de todo problema nacional. Somos federativos na bandeira e no papel, mas na verdade vivemos uma monarquia presidencialista, onde o poder federal pode tudo e simplesmente concede aos Estados.

Essa política tem de ser mudada se quisermos instituições saudáveis que não dependam unicamente do aval de Brasília. Ao presidente seus poderes, mas os estados precisam legislar e atuar nas suas próprias questões.

Suspeito

Um artigo na imprensa nacional chama a atenção para o fato de que o BNDES não calcular os riscos ao emprestar dinheiro a grandes empresários ou a grandes conglomerados.

O caso de Eike Batista é icônico. O rapaz levou várias boladas de dinheiro público sob o pretexto de sanear suas empresas, mas parece que o saneamento não funcionou e o cheiro de esgoto hoje enche os ares.

O BNDES é cauteloso e exigente com a pequena indústria que quer crescer, mas ao som de logotipos ou sobrenomes ilustres abrem-se os cofres com uma velocidade espantosa gerando dívidas impagáveis.

Cardápio

Está previsto para o próximo dia 24 o julgamento das contas da Casa Civil do governador.

Aquele processo que envolve camarões e outros petiscos.

Feriadão

Professores já anunciam que paralisam amanhã na suposta greve geral. Não é um bom indicativo para uma categoria que passa mais tempo em greve que trabalhando.

Não acho que nossas centrais sindicais mereçam toda essa confiança.

Ventania

Falam de ventos da reforma na prefeitura da capital varrendo alguns secretários do cargo.

Uns por simples e mera incompetência, outros para atender ao momento político.

Velhinhos

Os médicos, que já tinham 6 anos de formação, sem contar a especialização, agora tiveram acrescentados mais 2 anos à sua carreira.

Vão ser obrigados a ir para o interior esquecer o pouco que aprenderam.

Faltoso

Ricardo Coutinho não foi à missa em homenagem a Ronaldo Cunha Lima, não foi à posse de Ronaldo Filho nem ao encerramento do São João.

Parece temer o clima frio de Campina.

Percentagem

De cada cinco brasileiros, quatro consideram os partidos políticos corruptos.

O quinto não falou, pois está metido na corrupção.

Frases…

Desmandos – Nem a santidade do pão, nem a brancura do leite tiraram o programa Pão & Leite de mira da CGU.

Caindo – Temos de cair em si. Quem cai nos outros é encosto.

Representação – Sindicato é um lugar onde pessoas que não trabalham representam os trabalhadores.