Aonde está o ex-presidente ?

foto

Bruno Filho

Há pelo menos 30 dias ou talvez um pouco mais, o Brasil vem enfrentando uma de suas piores crises da história. O modelo dessa crise assusta pois ela conseguiu dividir o país em opiniões e considerações das mais diversas possíveis. Foram criadas castas dentro da nação, muito bem delineadas, ou mais ou menos aquele negócio de “cada um no seu quadrado”, gíria popular que determina o antigo “cada um por si e Deus por todos” do passado.
A classe “A” pouco se incomodou com o quê está acontecendo. Absolutamente não será esta parte de nossa sociedade que se preocupará com 20 centavos, ou 30 centavos a mais no preço das passagens de onibus. As classes “C,D e E”, que hoje são uma só, também não estiveram muito presentes e nem estarão nas manifestações pois tem receio de perder os benefícios sociais, tipo: finjo que não está acontecendo nada e meu dinheiro é depositado.
Já a classe “B”, mais uma vez paga a conta. Senão vejamos…paga a escola particular dos filhos e ainda tem que pagar os impostos para manter as escolas públicas, na saúde é obrigada a pagar um plano de assistência médica e ainda é esfolada em impostos para pagar a saúde publica. No transporte é obrigado a manter os seus veículos em dia com uma carga de impostos e seguro, além de pagar o transporte público.
Então não está correto. O alto custo da classe “B” que sempre foi o sustentáculo da sociedade faz com que a “C” não se interesse em crescer e perder as famosas benesses das bolsas, enquanto que a classe “A” dificilmente irá se misturar a esse bolo de complicações. A tendencia é de piora e portanto nos próximos 11 meses muitas novidades aparecerão.
Vamos direto ao título da coluna então…aonde está o ex-presidente Lula ? Este momento não seria o ideal para que ele aparecesse e com a sua extraordinária condição de estadista, considerado um dos principais do seculo 21 entrasse em cena e falasse com essa população que ele mesmo ajudou a crescer e emergir dentro de nossa vida do dia-a-dia ?
Com o silencio aparecem as especulações, estaria por exemplo o ex-presidente enfrentando novamente o mal que assolou-o fisicamente nos ultimos anos ? Estaria o ex-presidente descontente com a atuação de sua afilhada a presidente Dilma, a quem ele nunca contestou pelo menos publicamente ? Ou estaria ele se preparando para voltar ao Palacio do Planalto ?
São perguntas que não sei responder e que para as quais ainda não achei explicações plausiveis. Escuto e leio meus amigos que também buscam uma explicação e ainda não conseguiram, mas certamente elas virão e não vão demorar muito. Parece também que o aconselhamento que a presidente foi pedir ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não agradou seu companheiro partidário.
Eu nunca vi nestes 35 anos o ex-presidente omitir-se de nada, acertando ou errando, ele sempre esteve presente. São manifestções de norte a sul, que necessitam da presença de gente que tem opinião, gente que forma opinião e indiscutivelmente Luiz Inácio é uma dessas pessoas, e ele simplesmente desapareceu, espero de coração que nada demais esteja acontecendo.
Faço aqui um apelo a ele, que ele apareça, para o bem de todos, pois até agora os manifestantes e as manifestações ainda não tem dono, mas o pai e a mãe disso deverão aparecer proximamente, e quem sabe quem serão os progenitores que aparecerão ? É ai que mora o perigo. Precisamos do pronunciamento de Lula, ele deve reaparecer sob qualquer pretexto.
Eu em momento nenhum quero que as manifestações deixem de ser apartidárias, acho primordial que assim seja, mas não devem ser descaracterizadas, afinal de contas foi ele o primeiro que disse:…” o Brasil saiu da miséria”, o Brasil não é mais um pais de terceiro mundo. O Brasil chegou até a emprestar dinheiro a outros paises, coisa inacreditavel para quem pouco tempo atrás vivia nas barras da saia do FMI.
Apareça Lula, para quem goste ou não goste, a sua presença é muito importante neste momento !