Os deputados estaduais fizeram um esforço concentrado e limparam a pauta de votação da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (15). Foram aprovadas mais de 50 matérias, entre projetos de lei e medidas provisórias do Governo do Estado. Entre os projetos que passaram está o que determina a instalação obrigatória de detectores de metais nas entradas de todas as escolas estaduais da Paraíba, que é de autoria do deputado Janduhy Carneiro (PPS).
A aprovação aconteceu um dia depois de dois adolescentes armados invadirem uma escola em Cabedelo e dispararem tiros em sala de aula.
O projeto de Janduhy visa reduzir os índices de violência nas escolas, pois com os detectores pessoas armadas ficarão impedidas de entrar nas escolas. “O objetivo deste Projeto de Lei é oferecer aos alunos, professores e demais funcionários das escolas públicas do nosso Estado, maior segurança nas instituições de ensino”, justifica o deputado no texto da matéria.
A matéria de autoria do deputado também determina que os gastos com a implantação dos detectores saíram do dotações orçamentárias da Secretaria de Educação. A lei só entra em vigor após a sanção do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Outras matérias aprovadas
A Assembleia também aprovou na manhã desta terça-feira a redefinição dos limites de três municípios da Paraíba. Através de três projetos de autoria da mesa diretora foram modificadas as fronteiras de Parari, Rio Tinto e Mogeiro.
A maioria das matérias analisadas na sessão foram aprovadas sem maiores problemas. Houve uma pequena discussão na votação da medida provisória do Executivo que cria uma bolsa de desempenho para os professores. Deputados da oposição foram contra um artigo que diz que o governador será o responsável por determinar quem terá direito a bolsa. Porém, a matéria foi aprovada sem alteração.
Do Blog com Paraíba1