Cuidado com o povo

foto

Marcos Tavares

Essa entidade multifacetada e sem rosto que se convencionou chamar de povo, e em nome do qual dizem exercer o poder tanto pode ser uma entidade salvadora como uma entidade sinistra. Ao longo da história, o povo já deu provas de que, em grupo, raciocina pior do que sozinho e pode entrar em grandes roubadas achando que está salvando o planeta. Foi o povo – judeu, é claro – quem escolheu Barrabás em vez de Jesus. Foi o povo – Romano, no caso – quem pranteou César quando César queria apenas acabar sua nobre República e virar Rei. Foi o povo que seguiu Danton, Robespierre e Marat na sanguinolenta revolução francesa, o mesmo povo que depois foi assistir à cabeça de dois deles ser arrancada do corpo.

Foi o povo quem encheu as ruas de Munique para clamar por Hitler como o salvador da Alemanha, o mesmo povo que pegou em armas para dominar o mundo em nome de uma raça superior. Foi esse mesmo povo – russo, no momento – quem matou o Czar e implantou o império soviético que deu espécimes como Stalin, Beria e outras maravilhas da espécie humana. Esse mesmo povo lotou a Times Square para comemorar a bomba atômica lançada sobre o Japão sem saber que iniciava um novo ciclo e século de destruição em massa. Foi também o povo – americano agora – quem admitiu e assistiu à histeria anticomunista que levou à câmara de gás o casal Rosenberg.

Por aqui, abaixo do Equador, o povo bateu palmas para Pinochet tão logo ele destruiu La Moñeda a bombas e esse mesmo povo, latino, marchou nas ruas de São Paulo com Deus e pela Pátria avalizando o golpe de sessenta e quatro. Esse povo levou Collor ao poder como a salvação da lavoura e, de cara pintada, foi às ruas tirar Collor do Alvorada e devolvê-lo às Alagoas. Portanto, muito cuidado com o povo, que não é assim tão sábio como imagina nossa vã democracia. Povo é como leão. Deve ser respeitado, mas deve ser mantido dentro de cuidadosos limites senão come seu tratador.

Baixaria

Aprovado ou não o plebiscito para a próxima eleição, ela com certeza será recheada de denúncias, baixarias e coisas semelhantes. É que a onda contra a corrupção que varre o país vai ser explorada ao extremo por adversários, cada qual querendo imputar ao outro, irregularidades com o dinheiro público.

Com isso, fica mais uma vez adiada a discussão dos grandes problemas nacionais que levaram o povo às ruas. Vai ser mais uma troca de ofensas e uma lavagem pública de roupa suja que em nada engrandece a democracia.

O lado bom é que no meio desse tiroteio, muita gente que posa de vestal acabe com a pecha de ladrão, o que não é muito difícil em nossa vida pública.

Novidade

Os políticos novos, sem manchas em seus currículos, mesmo que não demonstrem preparo, vão levar vantagem nesse próximo pleito.

O povo vai preferir quem ainda não roubou, mesmo com medo que depois isso mude, mas vai ser preferível arriscar numa esperança a um rufião já declarado.

Portanto, é a hora dos jovens começarem a levantar seus nomes, pois será uma eleição atípica onde valerá mais que a capacidade a comprovada honestidade.

O povo quer primeiro gente honesta. Se for trabalhador e honesto melhor.

Riquinho

O prefeito de Sousa, André Gadelha, diz que nasceu rico e por isso não precisa roubar.

Agradeçamos aos céus ele ter nascido em berço de ouro, senão…

Erro

Um erro estratégico do prefeito Romero Rodrigues subir em 100% o preço do estacionamento na Zona Azul.

Logo agora que o povo reclama até do preço da hóstia?!

Limpeza

Vejo nos periódicos que a nossa brava Anvisa vai fiscalizar bares e quiosques para adequá-los ao “padrão Fifa.”

Quer dizer que a gente pode comer porcaria anti-higiênica. O cuidado é só para os gringos.

Contra

O deputado Wilson Braga brada contra as demissões de servidores públicos estaduais.

Não era para menos, Braga sempre asfaltou seu caminho político com empregos e benesses.

Pagantes

Acho que o povo brasileiro não vai gostar nada de financiar a farra política nas eleições.

Nós já pagamos por muitos pecados que não são nossos.

Adiamento

Caso ocorra o plebiscito, irá atrasar os trabalhos da biometria que já estavam avançados.

Em assim sendo, muita gente vai votar no modelo antigo, apresentando seu título.

Frases…

Atração – As mulheres atraem pela absoluta inocência ou pela total depravação.

Prazeres – Na era vitoriana, o orgasmo foi proibido na Inglaterra.

Dominical – A segunda não nasce. Ela explode.