Presidente da Câmara municipal assume cargo de prefeito em solenidade e mantém auxiliares

fotoO prefeito em exercício de Soledade, vereador Lourival Delfino (PTB), decidiu manter todos os secretários do ex-gestor José Bento Leite (PT) e dar continuidade a todas as obras e serviços já iniciados. Ele foi empossado pela Mesa da Câmara no último final de semana e ontem se reuniu com os auxiliares. Delfino, no entanto, torce para que o Tribunal Superior Eleitoral acate o recurso do petista e ele retorne ao Poder Executivo.

“Os serviços não podem ser paralisados, pois a população de Soledade precisa ser atendida diariamente”, explicou Lourival, que foi eleito no início do ano como presidente da Câmara. Enquanto ele estiver na prefeitura, o Legislativo será presidido pela vereadora Marina Elói (PMDB).

Na última sexta, o TRE determinou o afastamento imediato de José Bento e da vice-prefeita Fabiana Gouveia (PMDB) e decidiu pela convocação de novas eleições no município em até 40 dias. Eles foram cassados sob acusação de uso da máquina pública na campanha de 2012. O ex-prefeito cassado recorreu ao TSE.

No período de um ano e nove meses, dois prefeitos de Soledade foram cassados. Em 2011, o então gestor José Ivanildo Barros Gouveia (PR) foi afastado por improbidade, praticada quando era presidente da Câmara, em 1999.

No seu lugar, assumiu o então vice-prefeito, José Bento Leite (PT), reeleito em 2012. No entanto, a oposição entrou com ação na Justiça, alegando uso da máquina administrativa. O pedido foi negado na primeira instância. O candidato derrotado, Flavinho Aureliano (PTN), recorreu da decisão ao TRE. O recurso foi acatado e José Bento foi cassado.