Violação dos Direitos humanos

foto

Aline Lins

Amanhã, a partir das 9h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba, a Comissão para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) debaterão, em João Pessoa, em evento com a participação da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, o acordo de direito à residência em vigor no Mercosul, firmado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai, suspenso temporariamente do bloco, além da Bolívia e do Chile. A ministra vai discutir com as minorias na Paraíba a violação dos direitos humanos. O padre Bosco, presidente do Conselho de Direitos Humanos da Paraíba, disse que o setor que mais sofre com a violação dos direitos humanos é o sistema penitenciário.

Caneta nervosa

O prefeito Luciano Cartaxo está ansioso para dar maior celeridade às ações da PMJP, e isso pode trazer mudanças de auxiliares. “Temos que cumprir nossos prazos para os projetos que estamos preparando para a cidade. Esse semestre agora é o início das nossas grandes obras” disse, citando o projeto da Lagoa, os corredores para ônibus e UPAs.

Verba para São João

Em 2013, segundo dados do Ministério do Turismo, apenas Bananeiras foi contemplada com recursos federais para festejos juninos. A cidade recebeu R$ 98,2 mil. Já em 2012, o ministério só destinou recursos para Patos, um montante de R$ 859 mil.

Mobilidade em alta

A presidente Dilma criticou a falta de investimentos em mobilidade nos grandes centros urbanos do Brasil. “Nos anos 80 e 70 o metrô era visto como uma coisa que não era adequada, porque era muito cara”, disse, afirmando ser inconcebível áreas metropolitanas sem metrô e BRT (Bus Rapid Transit).

Assessoria

O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, empossou ontem 19 novos assessores jurídicos para trabalharem auxiliando promotores de Justiça no interior do Estado.

Nova eleição

Até o final desta semana, o TRE-PB deve definir a data da nova eleição no município de Soledade. A previsão é que o pleito seja realizado no dia 4 de agosto. O presidente da Câmara Municipal, vereador Lourival Delfino (PTB), assumiu a prefeitura com a cassação do prefeito José Bento (PT). A oposição já começa a se movimentar para disputar nova eleição.

Volta às urnas

Após a cassação do prefeito de Soledade, acusado de uso da máquina administrativa, o advogado Flávio Aureliano (PMN) admite concorrer novamente às eleições. Ele obteve 47,54% dos votos, contra 52,46% de José Bento.