Questão de sobrevivência

Arimatea Souza

Degola
Nos bastidores brasilienses é dada como certa a demissão de – pelo menos – dois ministros nos próximos dias.
Os mais citados: Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência; Ideli Salvatti, das Relações Institucionais; e o general José Elito Carvalho Siqueira, chefe do Gabinete de Segurança Institucional.

Insuspeita
Não deixa de ser surpreendente a crítica que a líder do Governo na Câmara campinense, vereadora Ivonete Ludgério (PSB), fez publicamente aos festejos juninos, notadamente com relação à anunciada descentralização do evento.

Queixas
Vários turistas reclamaram quanto à decoração da cidade; falta de informações e de ´sinalização´ no interior do Parque do Povo; como também a ausência de comidas típicas no local – a anunciada ´Vila do Milho´ não se tornou realidade.

´Ilhada´
A ´Rua da Imprensa´ igualmente deixa a desejar. Apesar de amplamente instalada – ao contrário de versões anteriores –, está inteiramente desplugada da parte principal do evento: os shows.

Noutras palavras
Figurativamente: uma bela gaiola sem passarinho dentro, já que se contam nos dedos de uma mão as autoridades ou artistas que encaram atravessar boa parte do Parque do Povo para visitar os profissionais de imprensa.

Da boca de…
“… Multidões, afinal, podem ser extremamente sábias e pavorosamente estúpidas (…) Multidões podem ainda ser manipuladas por demagogos e geram desastres históricos com seu comportamento de manada. Políticos, com seu aguçado senso de sobrevivência, aprenderam a cultivá-las e temê-las…” (jornalista Hélio Schwartsman, da Folha).

Quanto custaria?
Um cálculo feito por especialista do setor de transporte público projetou em R$ 60 milhões anuais o falado ´passa livre´ nos transportes coletivos urbanos de Campina Grande.

Vai voltar
O padre Fábio de Melo, que se apresentou na semana passada no Parque do Povo, solicitou à PMCG autorização para gravar em Campina o seu próximo DVD.

Da boca de… 
“… Repeti aqui (tribuna do Senado), muitas vezes, que a aliança de partidos, o troca-troca, eram a desgraça do governo e do povo; que as artimanhas de aliar os partidos em troca de ministérios, de favores, de emendas iam terminar mal…” (senador Pedro Simon, PMDB/RS).

´Passe livre´
Mal estar entre os vereadores campinenses e o vereador-presidente Nelson Gomes Filho (PRP). Tudo por conta das famosas ´pulseiras´ para entrada nos camarotes oficiais do Maior São João do Mundo.

Ligeiro
Foi meteórica a passagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), na véspera de São João no Parque do Povo.

´Encresparam´ 
Dias atrás, numa sessão da Câmara campinense, os vereadores Inácio Falcão (PSDB) e Miguel Rodrigues (PPS) atacaram duramente a responsável pela 3ª Região de Ensino do Estado, Terezinha Figueiredo.

Da boca de…
“… Em vez de assumir seu papel de presidente, Dilma pega um avião para se aconselhar com Lula. Fica claro quem é que está no comando…” (deputado Sérgio Guerra, PSDB/PE, ex-presidente nacional do partido).

Caos iminente
Os sequestros de valores nas contas da prefeitura campinense, determinados pela Secretaria do Tesouro Nacional, podem inviabilizar por completo a administração atual.

A conta
As retenções mensais – mantida a situação atual – vão girar em torno de R$ 3 milhões.
Ou seja, 17% da receita total.

Consequências
Além de zerar a capacidade de investimento, essa subtração compromete as despesas correntes com educação, repasse ao Legislativo e o custeio regular, entre outros desembolsos.

Acumulação
Desde 2005 que as parcelas mensais dessa dívida não eram quitadas.
E a inadimplência – obtida por força de uma liminar no Judiciário – fez com que a correção ocorresse incidindo também sobre essas amortizações não realizadas.

Somatório
Tudo isso somado às condições draconianas do contrato original, firmado em 1999.

Hora de convergir
É necessário que haja uma integração da classe política para enfrentar – e sustar – essa situação, independente de opções partidárias, até porque a cidade é maior do que a soma de suas facções eleitorais.

 

Convocação

Está na hora de o prefeito Romero Rodrigues convocar toda a representação paraibana – especialmente a que garimpa votos em Campina – para uma audiência conjunta no Ministério da Fazenda e no Superior Tribunal de Justiça –, visando encontrar alternativas para que a PMCG não pare por asfixia financeira.

 

Coloquem uma rede de proteção: lá vem a popularidade de Dilma…