Veneziano ainda não tem discurso para 2014

Linaldo Guedes

Candidato da oposição mais bem colocado nas poucas pesquisas eleitorais feitas para 2014, o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, ainda não tem um discurso pronto para campanha no “duelo” a ser travado nas urnas com o governador Ricardo Coutinho.

Nas entrevistas e eventos do PMDB do qual tem participado, Veneziano tem insistido em dois temas: a questão de segurança pública e no contraponto ao estilo de Ricardo Coutinho de governar.

Veneziano tem se preocupado em mostrar um estilo diferente do governador, tido como de difícil diálogo com importantes segmentos da população. O ex-prefeito de Campina Grande quer passar a imagem de que é um homem do diálogo e mais flexível às reivindicações da população. É um discurso que por si só não vai fazer a diferença. Afinal, Ricardo foi eleito prefeito de João Pessoa duas vezes com este estilo de governar. Depois, na campanha para o governo, teve este seu estilo denunciado e questionado pelo staff de José Maranhão, o candidato adversário. Mesmo assim, Ricardo Coutinho teve uma grande votação no segundo turno.

Quanto ao discurso da segurança pública, este também é temeroso. Foi o discurso mais incisivo de Ricardo Coutinho na campanha contra José Maranhão. “Prometo resolver o problema da segurança pública em seis meses”, dizia. Não resolveu e frustrou a população, que hoje não acredita mais em promessas mirabolantes.

Veneziano ainda tem um agravante. Pertence ao PMDB, partido que governou a Paraíba por várias vezes desde o advento das eleições diretas para governador e que recebeu um “Não” nas últimas eleições daqueles que queriam uma novidade. Neste caso, Veneziano vai ter que mostrar que o novo não era Ricardo Coutinho, mas ele, o ex-prefeito campinense. Mas para isso, precisa convencer a população com idéias realmente inovadoras, que mudem o perfil da Paraíba, há anos vivendo apenas dos salários públicos e de obras pontuais que não alteram a estagnação de nossa economia.