Bruno Filho
A Copa do Mundo da FIFA está se aproximando rapidamente e daqui para a frente a todo instante ficaremos sabendo quem serão as 30 equipes que farão companhia ao Brasil e ao Japão, o primeiro já classificado por ser país sede e o segundo que conquistou a sua classificação ao empatar contra a Austrália nesta ultima semana, jogando em casa.
Conhecemos alguns países que certamente estarão por aqui, casos dos sul-americanos Argentina e Colombia que estão indo muito bem nas eliminatórias que disputam. As outras duas vagas em disputa que podem virar três em virtude da repescagem ainda sucitam algumas dúvidas. No entanto devem ficar mesmo com o Uruguai e o Equador, Peru e Venezuela correndo por fora. Dessa vez o Paraguai ficará de fora.
Na América Central nada deve ficar muito distante de México e EUA, que mais uma vez devem estar presentes na competição, embora sempre para fazer número apenas, nada de especial. Na África, a coisa é mais complicada pois temos um funil estreito demais até que cheguemos a uma conclusão, nada que fique longe de Camarões, Nigéria, Costa do Marfim e talvez Gana e Togo.
O que nos importa mesmo é a Europa, aonde temos os nossos principais adversários, aqueles que tem chegado as finais e ganho as competições mais recentes, casos da Italia em 2006 e a Espanha em 2010. Então vamos dar um apanhado de como andam as coisas ainda na metade das disputas sem falar na repescagem que levará mais 4 equipes a disputa.
Se fosse hoje, estariam lá, Belgica, Italia, Holanda, Alemanha, Suiça, Portugal, Bosnia, Inglaterra e Espanha. Na repescagem provavelmente teriamos as inclusões de Croacia, Romenia, Russia e certamente a França, é mais ou menos por ai. Então nada de novidade, os mesmos favoritos de sempre, as mesmas forças de sempre e os mesmos candidatos a titulo.
Hoje, pela ordem eu colocaria como candidatos a titulo, na ordem que eu estabeleci, o que não quer dizer que seja uma verdade absoluta, até porque se fosse assim eu não seria um jornalista esportivo e sim um adivinho, coisa que não sou. Mas, como não fico em cima do muro vou mesmo palpitar e colocar a minha ordem de possibilidades.
Alemanha, Argentina, Espanha, Holanda, Brasil, Portugal, França e Italia. Verdade…estou retirando o Brasil das semi-finais, e posso ir até mais longe, posso até tirar o Brasil das quartas-de-final. Pelo que apresenta no momento o Brasil, mesmo sendo sede não tem condições de chegar, está muito abaixo do nível necessário para isso.
Claro que quero estar enganado, mas acredito que não esteja infelizmente. É só analisar friamente e deixar o coração de lado, veremos que o que era força absoluta em 98, perdeu encanto em 2002 mesmo ganhando, deu um xabú gigante em 2006 e não apresentou nada em 2010. Então a tendência é de baixa, como numa Bolsa de Ações.
Muitos mantem a expectativa de que este nosso time de hoje estará pronto para ganhar em 2018 na Rússia. Será ? não tenho a mínima idéia, acho apenas que falam e escrevem sobre isso apenas pela idade dos jogadores principais que são realmente muito jovens, porém Copa do Mundo não se ganha por idade, ganha-se por qualidade técnica que no momento nos falta.
Quem sabe esteja enganado !