Arimatea Sousa
Notificação pública
O assunto mais comentado no mundo político campinense, ontem, foi o reaparecimento na cena política da cidade de Rennan Trajano, ex-tesoureiro da prefeitura na gestão do ex-prefeito Veneziano.
No seu twitter, ele fez uma convocação pública ao senador Vital do Rêgo Filho (PMDB): “Espero contato imediato, ou as redes sociais servirão para o diálogo e exposições! Não sei se os vídeos serão bem aceitos!!”
Convite
O mesmo Rennan endereçou outra mensagem ao ex-senador Wilson Santiago, que ficou em terceiro lugar na disputa para o Senado em 2010: “Preciso falar com o senhor! Assunto de seu interesse!”
Desmentido
Rennan alegou posteriormente que as postagens feitas no Twitter não eram de sua autoria, e que o endereço havia sido invadido por um hacker.
Rompidos
“Não tenho mais vínculos políticos, mas também nenhuma restrição ao senador Vital e a Veneziano Vital! Sigo a caminhada, com a mesma fé de sempre”, postou Trajano, através do endereço de sua esposa, numa rede social.
Quase lá
O ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, deu como praticamente concretizada a aliança para apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
Funil
“É um caminho praticamente irreversível. Existe quase que um consenso dentro do partido para caminhar ao lado da presidente na sua reeleição”, assinalou.
Carta branca
No plano estadual, Kassab – que concede entrevista coletiva hoje na Capital – sublinhou que Rômulo Gouveia “terá total independência e liberdade de caminhar com Ricardo Coutinho, porque existe uma aliança sólida que tem tudo para continuar”.
Negativa
Ricardo Coutinho descartou ontem que o seu governo já sinta reflexos do especulado rompimento entre PSB e PT, devido à provável candidatura do governador Eduardo Campos (PSB-PE) para concorrer com a reeleição da presidente.
Sem sinal
“Não creio que a presidente Dilma concordasse com isso. Não tenho nenhum indicativo para isso. Se tem alguma coisa pouco perceptível em algum setor do governo federal, isso será esclarecido. Afinal, não tenho nenhum interesse particular. Apenas represento os interesses da Paraíba. E por eles eu luto”, discorreu RC.
Relacionamento
O governador realçou que “tenho uma relação política estável, importante, respeitosa e construtiva” com a presidente.
“Dilma é uma republicana”, reforçou.
Opção feita
Luciano Agra frustrou os petistas e surpreendeu a muita gente ao anunciar ontem que na próxima segunda-feira vai se filiar ao Partido Ecológico Nacional e comandar a legenda na Capital.
Aval
A ficha de filiação do ex-prefeito será abonada pelo presidente estadual da legenda, deputado-presidente Ricardo Marcelo.
Acolhida
“O PEN sempre esteve de portas abertas para Luciano Agra. Ele foi um ótimo gestor e já contribuiu muito para o desenvolvimento de João Pessoa. É um excelente quadro e nós estamos muito felizes pela escolha dele por nosso partido. Agra se constitui em um ótimo nome para disputar qualquer cargo eletivo”, recepcionou R Marcelo.
´Ventos´
O deputado Anísio Maia (PT) buscou amortecer a surpresa: “Agra vai dar ao PEN um verniz oposicionista e é isso que nós queremos reforçar na Paraíba. Agra é um político que faz oposição firme contra o governador. Espero que sejam ‘ventos oposicionistas’ irrigando o PEN, para que o partido se integre na nossa missão de mudar a história da Paraíba”.
“Mas, evidentemente, gostaríamos que ele viesse para o PT”, admitiu Maia.
Cerco
Veneziano tentou nos últimos dias influir na nova opção partidária de Agra, mas não logrou êxito.
Ontem, o ´V` chegou rapidamente ao escritório político de Luciano, pouco depois do anúncio da escolha do PEN.
Incenso
“Cumprimento Ricardo Marcelo e ao PEN, que escolheram Luciano Agra para reforçar o partido. Faço esse cumprimento público de modo extremamente feliz, por saber a linha de pensamento e a contribuição que o PEN passa a ter”, temperou o ´V´.
Silêncio
O governador preferiu não comentar a nova opção partidária do ex-socialista Agra.
Poucas palavras
O prefeito Luciano Cartaxo (PT) foi quase monossilábico: “Ele fez essa decisão pessoal e nós respeitamos”.
Ajustes
O prefeito Romero Rodrigues deverá anunciar, nos próximos dias, alguns cortes expressivos no orçamento previsto da Secretaria de Saúde da PMCG.
Nonato Bandeira também vai se filiar ao PEN?…