Rubens Nóbrega
Trouxe nas duas últimas edições denúncias sobre empreguismo no Estado, onde prestadores de serviço e comissionados formariam um exército de cabos eleitorais fortemente armados com mais de 31 mil contracheques para lutar com gosto e garra na batalha pela reeleição de Ricardo Coutinho em 2014.
O alistamento em massa de soldados de campanha não pouparia sequer a Educação Pública, mister basilar de Estado, onde programas como o ‘Mais Educação’ e ‘Ensino Médio Inovador’ (ProEMI) estariam servindo de cabide de O Promotor de Justiça Marinho Mendes fez circular anteontem à noite notícia que na sua avaliação seria “confissão de incompetência para combater o crime e agachamento humilhante frente ao crime organizado”. Vejam adiante do que se trata e o que aquela autoridade escreveu sobre o problema.
***
Fonte idônea e inteiramente confiável, graduada autoridade da segurança pública, me confidenciou que o senhor secretário da pasta há cerca de dois dias mandou retirar o caixa eletrônico do Banco do Brasil do interior da Secretaria. Ele não disse, mas todos desconfiam que seja por medo de que a desmoralização chegue à Secretaria, ou seja, tem medo de que aquele caixa eletrônico seja alvo de um ataque, a exemplo do que ocorreu em Jacaraú e em outras mais de 60 cidades da Paraíba. Será que foi por medo mesmo? Com a resposta, o secretário.
Assessoria da SSP esclarece
O secretário Cláudio Lima, da Segurança Pública, não se pronunciou sobre o que disse o Promotor Marinho, mas a Assessoria de Imprensa da SSP, procurada pelo colunista, prestou os seguintes esclarecimentos:
– Na sede da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) havia um caixa eletrônico do Banco do Brasil. O equipamento foi retirado no início do ano, a pedido, conforme ofício datado de 21 de janeiro de 2013, depois que uma agência do mesmo banco foi aberta a duas ruas do prédio da Secretaria. Motivou a medida o fato de que o caixa eletrônico apresentava problemas com frequência, como demora no abastecimento e manutenção. No mais, informamos que o controle de entrada e saída da sede da pasta é realizado 24h por policiais militares, além de que vários outros policiais civis, militares e bombeiros também são lotados na Seds, trabalhando todos os dias.
“O paraíso dos torturadores”
A advogada Laura Berquó, do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), denunciou ontem que a apenada Andrea Costa de Medeiros foi transferida da Capital para Patos e, no meio do caminho, em Campina Grande, surrada pela escolta. Transferência e surra teriam sido aplicadas porque a presa vinha denunciando torturas no Presídio Feminino de João Pessoa.
A Doutora Laura divulgou o caso através de i-meio e tuiter dirigidos ao governador Ricardo Coutinho e a um Juiz de Direito que imagino seja o Doutor Carlos Neves Franca, titular das Execuções na Capital. Em sua postagem, ela acusa as duas autoridades de omissão e indiferença e chega a manifestar dúvidas sobre se os dois possuem “sangue nas veias”. No final, sobe o tom de sua indignação. Assim:
– A sua omissão, Governador, além de dar nojo, é digna de desprezo. Isso terá outros desdobramentos porque eu não vou parar de reclamar por Justiça – avisa Laura Berquó, para quem a Paraíba transformou-se no “paraíso dos torturadores”. Por essas e outras, ela conta que pediu proteção e garantia de vida ao Ministério da Justiça para Andrea da Costa Medeiros.
Sobre o assiunto, solicitei ao governador e à sua Secretaria de Comunicação esclarecimento eou posicionamento. Sem resposta. O que dá foros de verdade ao que disse a advogada e toda a razão do mundo para ela se indignar, como se indignou.
Júlio Rafael será velado hoje
O Sebrae Paraíba divulgou ontem que o velório do superintendente Júlio Rafael será realizado das 9 às 16h desta sexta no Crematório Caminho da Paz (Estrada de Cabedelo, Km 12). A morte de Júlio aos 58 anos, anteontem em São Paulo, causou comoção geral e, após, reconhecimento unânime à sua importância como militante político e um dos quadros mais preparados do PT paraibano.