Polêmicas

Petebista manda recado a Santiago

foto

Arimatea Sousa

Assédio

Conforme a revista Veja, “há três semanas, o governador da Paraíba aceitou o convite do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para uma audiência em Brasília”.

Demandas

Segue a revista: “Um dos principais articuladores de Dilma, Mercadante perguntou quais eram as demandas dele no governo federal”.

A caminho

Fecho da publicação: “A caneta presidencial está perto de patrocinar mais uma conversão para a chapa à reeleição”.

Pressão

tempo esquentou ontem na Câmara campinense, com a pressão dos enfermeiros ligados à Secretaria municipal de Saúde, que queriam a votação, em regime de urgência, do projeto que reduz de 40 para 30 horas semanais a carga horária da categoria.

Protagonistas

Houve muito bate-boca em plenário envolvendo principalmente os vereadores Ivonete Ludgério (líder do governo), Olimpio Oliveira (líder do PMDB), Napoleão Maracajá e Murilo Galdino (PSB), que presidia ostrabalhos.

Bloqueio

No encerramento da sessão os manifestantes, que tinham feito muito barulho nas galerias, tentaram barrar a saída de vereadores da base governista do estacionamento do Legislativo.

Polícia em ação

O entrevero maior ocorreu com o vereador ´Buchada´, que acionou a ´Força Tática´ da Polícia Militar para conseguir deixar o local, ao cabo de muita discussão e empurra-empurra.

Tênue

Está ficando ainda mais fina a linha que separa o vereador Napoleão, filiado ao PCdoB, do Napoleão que também encarna o sindicalista presidente do sindicato dos servidores municipais.

Morde e assopra

Noutras palavras, há um vereador/sindicalista liderando uma categoria para insuflar, pressionar e até constranger os seus colegas de parlamento, enquanto ele exercita no plenário o colóquio parlamentar com (aparente) neutralidade.

Soberania

O reitor da UEPB, professor Rangel Júnior, seguiu a ´tradição´ de sua antecessora Marlene Alves e decidiu não colocar à apreciação do Poder Legislativo os reajustes salariais na instituição, se limitando à votação no Conselho Superior Universitário.

Faiscando

O líder do governo na AL, deputado Hervázio Bezerra (PSDB) teve um desentendimento ontem em plenário com a deputada Daniella Ribeiro (PP), tendo como mote o corte de verbas orçamentárias no Ministério das Cidades, dirigido pelo irmão da parlamentar, Aguinaldo Ribeiro.

O detalhe

Por falar em Aguinaldo, ele concedeu audiência ontem ao prefeito Romero Rodrigues, para tratar dos pleitos da PMCG na sua Pasta.

Ajuntamento

“Uma reunião de reaproximação do governo com a bancada”.

Eis a síntese da conversa de Ricardo Coutinho com a sua base no Legislativo, ocorrida na segunda-feira, conforme o deputado João Henrique (DEM).

Cobrança

Mas o clima não foi tão ameno assim.

Os deputados foram instados para manter o veto ao índice de 5,84% de reajuste salarial para os servidores estaduais, fruto de uma emenda ao texto original da medida provisória (com aumento fixado de 3%), apresentada pelo deputado Anísio Maia (PT).

´Choques´

E o caldo ´entornou´ ainda mais quando a pauta avançou para as colisões em ´áreas de atuação´ dos deputados.

Conflitos

“Foram os pontos mais duros da reunião, esses referentes às áreas de atuação política, onde um deputado tem um prefeito e outro tem a outra ala, e que acaba se estabelecendo um conflito”, admitiu Hervázio.

Quase 50

O prefeito de Lastro, Emmanuel Mendes Sarmento (PMDB), declarou apoio político ao governador.
Já são 49 prefeitos que tinham votado no candidato ao governo pelo PMDB em 2010 (Maranhão), e que passam a integrar a base aliada de Ricardo nos municípios.

Paródia

“Ricardo está sendo ´o cara´ para os municípios”, exagerou Emmanuel.

´Espelho meu´

RC respondeu aos ataques do PMDB, segundo os quais estaria utilizando partidária e eleitoralmente a Rádio Tabajara, emissora estatal: “Provavelmente eles estão se referindo à época em que eles governavam”.

Concorrente dentro de casa

Em entrevista ontem no telejornal Bom Dia Paraíba, das TVs Cabo Branco e Paraíba, o deputado Carlos Dunga avisou que “se o partido for reivindicar uma vaga numa chapa majoritária, em 2014, o indicado deve ser eu”.

Tradução: Wilson Santiago, que trocou o PMDB pelo PTB justamente para assegurar uma vaga numa chapa majoritária, vai ter que ´driblar´ primeiramente o deputado petebista.

Mudanças à vista...