Polêmicas

'Puxão de orelhas'

foto

Aline Lins

O governador Ricardo Coutinho (PSB) resolveu reforçar a ‘retaguarda’ na Assembleia Legislativa da Paraíba com os deputados da base governista para garantir a aprovação dos vetos do Executivo às seis emendas da oposição à Medida Provisória 204/2013, aprovada no último dia 7. Na noite da última segunda-feira, o socialista se reuniu com 15 deputados em uma casa de recepções da capital para ‘acertar o passo’ com os deputados aliados. Até sexta-feira o governador deve devolver a MP à ALPB, com os vetos. O ‘puxão de orelhas’ é para garantir votos suficientes para manter esses vetos. Com 19 votos eles serão mantidos. Para o líder do governo, Hervázio Bezerra (PSDB), há um equilíbrio de forças entre governistas e oposicionistas, mas “como a Assembleia é uma casa eminentemente política”, e o “seguro morreu de velho”…

De volta de Paris

A ALPB aprovou, ontem, pedido do deputado Raniery Paulino (PMDB) para sessão especial, com a secretária de Administração, Livânia Farias, para debater as condições de trabalho e desvios de função do pessoal técnico-administrativo do governo do Estado. A demora para marcar a sessão é Livânia retornar de viagem a Paris (França).

Desculpa de amarelo

Lamentável o secretário de Segurança da Paraíba, Cláudio Lima, não assumir a responsabilidade do Estado pela falta de segurança nos municípios paraibanos devido ao déficit de policiais e à falta de estrutura. Comparar a PB a “todo o Nordeste” não é desculpa.

Haja óleo de peroba

A Câmara Criminal do TJPB negou recurso do ex-prefeito de Santo André José Herculano Marinho Irmão, condenado por acumulação remunerada de cargos. Após assumir como prefeito, em 2001, ele passou a acumular, ilegalmente, salários de outros três cargos públicos, até agosto de 2005.

Campanha na rua

Neste mês de junho, o Conselho Superior dos Procuradores de Justiça deve aprovar a resolução que trata das eleições para escolha da lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça da Paraíba, para 2013/2015.

Alinhamento

O líder do governo, Hervázio Bezerra (PSDB), admitiu a cobrança do governador sobre os deputados, no encontro com a base, mas disse que a reunião foi amistosa, embora existam conflitos de disputa política nos municípios que foram o ponto duro da reunião. O deputado João Henrique (DEM) minimizou: foi uma reunião de alinhamento e de troca de ideias.

Campanha na rua II

Informalmente, as campanhas dos candidatos à lista tríplice do MPPB já estão na rua. Os nomes colocados são Bertrand Asfora, João Arlindo Correia e Ádrio Nobre Leite. Rumores também já apontam Antônio Hortêncio.