Bastidores

ELEIÇÕES 2024: Grupo de oposição comandado pela Deputada Danielle do Vale se coloca como principal adversário a reeleição de Magna Gerbasi em Rio Tinto

A família Gerbasi é uma das mais importantes da política do Vale do Mamanguape. O patriarca Francisco Gerbasi foi Prefeito de Mamanguape nos anos 50 e seu filho Marcus começou sua trajetória se tornando Vereador de Rio Tinto em 1972, depois Vice-Prefeito em 82 e Prefeito pela primeira vez no pleito de 1988.

Foto: Reprodução

A família Gerbasi é uma das mais importantes da política do Vale do Mamanguape. O patriarca Francisco Gerbasi foi Prefeito de Mamanguape nos anos 50 e seu filho Marcus começou sua trajetória se tornando Vereador de Rio Tinto em 1972, depois Vice-Prefeito em 82 e Prefeito pela primeira vez no pleito de 1988.

Naquela eleição, Gerbasi teve como companheiro de chapa José de Almeida Braga, conhecido por Doutor Braga, que após os 4 anos como Vice, assumiu a Prefeitura em 92 e deixou o cargo no pleito seguinte para o mesmo Marcus, que perdeu a reeleição para Vânia Braga, esposa de Doutor Braga, em 2000.

Para retomar o poder na cidade Marcus decidiu colocar a sua esposa e até então estreante Magna, que conseguiu vencer Vânia em uma disputa 100% feminina em 2004, se reelegendo no pleito seguinte. Após 24 anos de dominação das famílias Gerbasi e Braga, a eleição de 2012 teve como vencedora Severina Ferreira Alves, conhecida como Dudu de Brizola, que foi apoiada pelo grupo Gerbasi em uma disputa contra Doutor Braga e seu Vice Fernando Naia.

Dudu de Brizola não disputou a reeleição em 2016 o que abriu espaço para que Doutor Braga tentasse mais uma vez voltar a Prefeitura, só que o seu ex-companheiro de 2012, Fernando Naia também colocou seu nome na disputa, vencendo com uma vantagem de 768 votos. Naia e Braga decidiram se unir mais uma vez no projeto de reeleição de Naia, mas perderam a eleição para Magna que retornava a vida pública após 12 anos afastada, em uma eleição que foi decidida por apenas 133 votos.

Foto: Magna Gerbasi

Pensando no pleito deste ano, a Prefeita continua no PP de Aguinaldo Ribeiro e irá manter a chapa vitoriosa de 2020 ao lado de Fabinho de Brizola, filho da ex-Prefeita Dudu, união essa que havia sido rompida entre os grupos nas eleições estaduais de 2022. Gerbasi também espera contar com o apoio do Deputado Chico Mendes e do Governador João Azevêdo, o qual apoiou nas últimas eleições.

A Prefeita deverá enfrentar um grupo de oposição comandado pela Deputada Danielle do Vale, representante de Mamanguape, e que até o momento está conseguindo agrupar todos os pré-candidatos em um único projeto que conta com 5 pré-candidatos.

Foto: Reprodução

Até o momento da realização desta matéria, cinco nomes se apresentam como pré-candidatos do grupo de oposição comandado por Danielle do Vale. Os ex-Prefeitos Doutor Braga e Fernando Naia, o Vereador Luan Potiguara, o empresário Marcílio Rações e Thiago Paiva, esposo de Danielle.

Todos já se atrelaram ao Republicanos e tem na Deputada e no Deputado Federal Murilo Galdino seus principais cabos eleitorais. A imprensa local afirma que uma pesquisa interna deverá ser realizada para a escolha da chapa, mas os nomes de Thiago e Fernando aparecem como favoritos.

Outros rumores afirmam que Luan Potiguara e Marcílio Rações podem aderir a uma candidatura de terceira via se forem preteridos na disputa.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba