Polêmicas

Esquecimento 'fardado'

Nada soma
Ao ser questionado sobre a hipótese de o ex-governador José Maranhão (seu tio) optar por disputar um mandato de deputado federal em 2014, o deputado Benjamin Maranhão foi incisivo: “Maranhão foi três vezes governador do Estado, senador da República, três mandatos de deputado federal. É o grande comandante do PMDB e isso não iria acrescentar nada na vida pública dele”.

Referendo
“Veneziano é um candidato (a governador) excelente, com larga experiência administrativa”. Marcondes Gadelha, presidente do PSC/PB.

Da boca…
“… Lídia Moura é uma mulher guerreira…” (deputado federal Major Fábio, que está trocando o DEM pela Mobilização Democrática).

Efeito no bolso
A partir do próximo ano, a conta de luz ficará mais barata para consumidores que economizarem energia no horário de pico, entre 18h e 21h.

Dupla
O PSL já acertou uma coligação com o PTdoB para a disputa de cadeiras na Assembleia Legislativa em 2014.
Os dois partidos já listaram 32 pré-candidatos.

Arquivo
´Rodou´ no Senado o projeto do senador Aloysio Nunes (PSDB/SP) que pretendia instituir o sistema eleitoral majoritário nas eleições para as câmaras de vereadores, nos municípios com mais de 200 mil eleitores.

Minha casa
O jornal O Estado de São Paulo publicou que o mercado imobiliário está ‘bombando’ no Nordeste, puxado pela ‘Classe C’.

O detalhe
Os líderes de crescimento são Pernambuco (189%), Paraíba (143%) e Rio Grande do Norte (115%).

Da boca de…
“… A eleição presidencial de 2014 está como o diabo, os jornalistas e os políticos em busca de vantagens gostam…” (jornalista Eliane Cantanhede, da Folha de São Paulo).

Pindaíba
“Tudo na Justiça Eleitoral é na base da cessão”.
Foi o que sublinhou o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti.
Ele frisou que as carências são potencialmente maiores na área de pessoal: “É uma carência muito grande”.

Agenda diária
O presidente do TRE revelou que é um espectador diário da coluna política do telejornal Bom Dia Paraíba, nas TVs Cabo Branco e Paraíba.
“Assisto todos os dias”, reforçou.
Em tempo
A qualificada audiência é motivo de satisfação, mas igualmente de redobrada responsabilidade.
Nosso agradecimento.

´Migração´
O deslocamento da violência com armas de fogo – das regiões Sul e Sudeste para o Nordeste – foi um dos principais temas debatidos no recente XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, que teve como um dos conferencistas o médico Geraldo Antonio de Medeiros, diretor do Hospital de Trauma dom Luís Gonzaga Fernandes, em Campina.

Concentração
Conforme dados recentes do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), das 20 microrregiões com mais armas de fogo no País, 13 estão no Nordeste.
Essas áreas lideram os casos de violência no País, incluindo-se a região metropolitana de João Pessoa.

Desdobramento
“Essa nova realidade – maior existência de armas, mais violência – é fruto do Estatuto do Desarmamento”, enfatizou Geraldo Medeiros.

Dentro de casa
Os médicos congressistas também se aprofundaram sobre a elevação em 44% – com base na década anterior – da violência doméstica.

Compensação
Recente reportagem do jornal Correio Braziliense mostrou que com a permissão de normas internas, o Congresso Nacional usa o dinheiro do contribuinte “para ressarcir parlamentares por gastos supostamente” relacionados à atividade parlamentar.

Repasses
A matéria cita que entre 2011 e o início de abril de 2013, o Senado repassou mais de R$ 1 milhão a escritórios de advocacia.

Devolução
É mencionado o caso do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), que apresentou 24 notas fiscais emitidas pelo advogado Álvaro Figueiredo Júnior para receber reembolso de R$ 201 mil, entre janeiro de 2011 e janeiro de 2013.

Da boca de…
“… O PT está me tirando o direito de ter esperança…” (senador Pedro Simon, PMDB/RS, na tribuna do Senado).

 

‘Amnésia’
O presidente do DEM na Paraíba, ex-senador Efraim Morais, recordou que o deputado Major Fábio – que está anunciando a sua saída do partido e ingresso na Mobilização Democrática (fusão do PMN/PPS) – “é fruto da fidelidade partidária”.
Efraim acrescentou que Fábio “se esqueceu como ele nasceu politicamente”.
Por onde anda Fábio Maia, presidente do PSB/CG?…