Polêmicas

'Estepes' desmoralizam 'ficha limpa'

Aline Lins

A decisão do TSE desta semana em favor do ex-prefeito de Paulínia (SP) Edson Moura (PMDB), entendendo que o ex-gestor agiu dentro da lei ao manobrar para eleger em seu lugar o seu filho Edson Moura Júnior (PMDB), na eleição de 2012, confirmou uma jurisprudência que põe em risco a Lei da Ficha Limpa, permitindo que políticos com ficha suja coloquem parentes na última hora como candidatos, trocados como se fossem estepes. Na Paraíba, houve três casos em 2012, mas certamente haverá mais na próxima eleição. Denise Oliveira (PSB), prefeita eleita em Cajazeiras, substituiu o marido, o ex-prefeito Carlos Antônio (DEM); Anderson Monteiro (PSC) substituiu o pai, Arnaldo Monteiro (PSC), em Esperança; e Allan Feliphe Bastos de Sousa (PR) substituiu o pai, Antônio Bastos (PMDB), em Pedra Branca.


Dinossauros

O governador Ricardo Coutinho entregou ontem as obras de revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros, no município de Sousa. O projeto envolveu recursos da ordem de R$ 1,2 milhão, oriundos do governo do Estado e do patrocínio da Petrobras.
Paralelepípedos
O prefeito de João Pessoa, Luciano Carraxo (PT), garante iniciar este ano o calçamento de 100 ruas, promessa que fez nos primeiros 100 dias de governo. Por enquanto, a prefeitura ainda está fechando o programa de pavimentação.


Indo mais longe

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), foi buscar modelos de desenvolvimento urbano e gestão metropolitana em Berlim, na Alemanha, onde participou de uma reunião no Ministério dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano. Este ano, deve vir uma delegação alemã ao Brasil.


Fecha a torneira

A Assembleia Legislativa (ALPB) teve uma ‘sacada’ importante e deu início a uma campanha de conscientização contra o desperdício de água, argumentando que “ela já está faltando para muita gente”.


Peças publicitárias

Os cinéfilos já estão reagindo nas redes sociais contra o projeto de lei de Domiciano Cabral, aprovado na ALPB, que obriga todas as empresas que administram cinemas no Estado a ceder um minuto antes das sessões ao poder público, para exibir campanhas socioeducativas do governo.
Abre a torneira
Aliás, os deputados estaduais precisam acompanhar para saber quanto dos R$ 109 milhões em emendas apresentadas à LOA 2013 o governo do Estado já aplicou para socorrer a população atingida pela estiagem.