O procurador da República, José Guilherme Ferraz, confirmou, nesta quinta-feira (15), que cerca de 200 pacientes com câncer estão atualmente na fila de espera por consultas no Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento da doença na região.
O procurador do Ministério Público Federal (MPF) afirmou que alguns pacientes estão enfrentando atrasos significativos no início do tratamento, inclusive casos de urgência, como os pacientes diagnosticados com leucemia.
“Existem cerca de 10 pacientes com leucemia em situação de urgência, dos quais ainda não tivemos uma posição clara da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, sobre as medidas que garantam a esses pacientes o atendimento imediato. Por isso estamos insistindo em uma resposta urgente para esses casos”, destacou o procurador.
José Guilherme Ferraz também mencionou que há pacientes aguardando agendamento de consulta oncológica ou enfrentando atrasos significativos no agendamento, indo muito além do prazo previsto em lei, que é de 60 dias.
Além disso, o procurador afirmou que o MPF solicitou que o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) acompanhe de perto a situação desses pacientes, especialmente os casos de urgência.
“Em relação aos pacientes que estão aguardando agendamento de consulta e agilização das que já estão marcadas para um intervalo de tempo muito longo, ainda não recebemos uma sinalização clara sobre qual será a sistemática para atendê-los. Solicitou-se que o CRM-PB acompanhe a situação de saúde desses pacientes, especialmente os casos de urgência, como os acometidos pela leucemia, para evitar prejuízos irreparáveis à saúde e à vida desses cidadãos”, disse o procurador.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba