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O Potencial de decolagem em Cajazeiras: análise dos números de passageiros mostra que a cidade entrará na malha aérea nacional

Os promissores números de passageiros no Aeroporto Regional de Cajazeiras, Pedro Vieira Moreira, em 2023, divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mostram que Cajazeiras está se preparando para decolar no presente, se ajustando para o futuro e se encaminhando para uma grande decolagem que consolidará sua reentrada na malha aérea nacional após mais de 60 anos de isolamento.

Recebido com reservas e estranheza pelos cajazeirenses e sertanejos, o voo inaugural no trecho Recife-Cajazeiras gerou críticas e questionamentos sérios sobre as razões que levaram a empresa Azul Conecta a excluir a cidade de João Pessoa dessa nova ligação aérea. É evidente que as razões para essa decisão estão diretamente ligadas às conveniências de logística interna e custos operacionais, considerando que o HUB da AZUL, que centraliza seus voos, escalas e conexões no Nordeste, está localizado no aeroporto de Recife.

Apesar de discordar inicialmente dessa rota inaugural, acabei aceitando-a como um avanço, vendo a oportunidade de usar essa operação como um teste para avaliar a demanda e comprovar a viabilidade econômica de voos comerciais para o interior do estado. E foi exatamente o que aconteceu. Os números da ANAC mostraram que, em 2023, a movimentação de passageiros nos 42 aeroportos da região Nordeste revelou que Cajazeiras, em apenas 05 meses de operação, registrou um total de 377 passageiros, superando cidades como Crateús, Iguatu e até Sobral, que possui uma população acima de 200 mil habitantes, mas registrou apenas 143 passageiros, ocupando a última posição nesse ranking.

Se projetarmos essa movimentação em Cajazeiras para 12 meses, com base nos 377 passageiros em 05 meses, teríamos uma média de aproximadamente 900 passageiros em 2023. Esse número também superaria com folga cidades do interior de Pernambuco, como Araripina (731), Serra Talhada (685), Caruaru (442) e Garanhuns (326).

Confesso que não fiquei surpreso com o potencial de demanda de passageiros no Aeroporto Pedro Vieira Moreira. O estudo de econometria encomendado pelo empresariado cajazeirense aos engenheiros do Instituto Tecnológico Aeroespacial (ITA) em 2018 já deixava isso claro.

Além dos números impressionantes, o que merece ser comemorado e observado com atenção é a recente manifestação pública do governador João Azevedo anunciando o início de negociações com empresas aéreas para implantar uma linha João Pessoa-Cajazeiras. Acredito que alcançamos um novo patamar quando finalmente o Governo do Estado reconheceu que uma das soluções para promover o desenvolvimento socioeconômico e reduzir as disparidades econômicas regionais passa pela criação de uma linha aérea dentro do próprio estado.

A robusta movimentação de passageiros registrada pela ANAC no aeroporto de Cajazeiras será uma fundamentação irrefutável que com certeza o governador João utilizará junto às companhias aéreas para demostrar a viabilidade econômica e operacional de termos um voo entre Cajazeiras e a capital do estado.  Mais uma vez o governador está sendo testado para dotar o Sertão de uma linha aérea intra-estadual e se consagrar de vez como o patrono da aviação sertaneja.

Fonte: Com Coisas de Cajazeiras
Créditos: Polêmica Paraíba