Opinião

10 GALDINIANAS: E se João decidir apoiar Bruno em Campina Grande? – Por Rui Galdino

1ª GALDINIANA: Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A política é realmente muito dinâmica e não existe espaço vazio. Na Paraíba todas as principais lideranças já estiveram em períodos eleitorais juntos e misturados, ou seja, os aliados de hoje já foram adversários de ontem e vice-versa. Cada eleição tem suas especificações e sua história. Com raras exceções, é assim que tem se conduzido a história política de nosso estado nos últimos anos. Quem não se lembra das “pelejas” entre Wilson Braga, Ronaldo Cunha Lima, Tarcísio Burity, José Maranhão e Ricardo Coutinho. Todos já foram adversários ferrenhos e aliados circunstanciais a depender dos interesses de cada eleição e momento político.

Foto: Reprodução

1ª GALDINIANA: Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A política é realmente muito dinâmica e não existe espaço vazio. Na Paraíba todas as principais lideranças já estiveram em períodos eleitorais juntos e misturados, ou seja, os aliados de hoje já foram adversários de ontem e vice-versa. Cada eleição tem suas especificações e sua história. Com raras exceções, é assim que tem se conduzido a história política de nosso estado nos últimos anos. Quem não se lembra das “pelejas” entre Wilson Braga, Ronaldo Cunha Lima, Tarcísio Burity, José Maranhão e Ricardo Coutinho. Todos já foram adversários ferrenhos e aliados circunstanciais a depender dos interesses de cada eleição e momento político.

2ª GALDINIANA: O rompimento mais recente foi entre João Azevedo e Ricardo Coutinho. E não se surpreendam se os dois estiverem juntos em 2026 com as bênçãos de São Lula. Já pensou Ricardo Coutinho candidato a senador em 2026 com o apoio de João? Quem diria que os VITAL DO RÊGO fazia aliança com os CUNHA LIMA? E hoje estão juntos. Quem diria que Ruy Carneiro seria adversário de Cícero Lucena? Os RIBEIRO já foram adversários e aliados dos CUNHA LIMA e hoje estão adversários mais uma vez. Quem diria que Efraim e Veneziano romperiam com João Azevedo? E por aí vai caminhando a política paraibana dos últimos anos.

3ª GALDINIANA: Um fato que está em gestação é o rompimento do deputado federal Romero Rodrigues com o prefeito Bruno Cunha Lima, mas não com o grupo CUNHA LIMA. Não entendeu? Pois bem, Romero se prepara para anunciar que será candidato a prefeito de Campina Grande, porém, com o apoio dos CUNHA LIMA ( Cássio, Pedro, Tovar, etc ) e sem aceitar o apoio do governador João Azevedo, pois, os CUNHA LIMA não tem mais interesse em manter Bruno no Palácio do Bispo e também não querem aliança com João Azevedo. Já pensou se o governador João Azevedo decidir apoiar Bruno Cunha Lima em Campina Grande e lançar seu vice-prefeito?

4ª GALDINIANA: Como em política não tem espaço vazio, o prefeito Bruno deverá reagir à tentativa de isolamento político e poderá fazer uma aliança com o governador João Azevedo tendo como vice-prefeito em sua chapa alguém indicado pelo governador. O galdinista ficou sabendo que Bruno já tem um encontro marcado com João para breve. E daí poderá surgir muitas novidades na política da Rainha da Borborema. No jogo político tudo é possível, pois, repito, em política não tem espaços vazios!

5ª GALDINIANA: Enquanto isso, coincidência ou não, o prefeito Cícero Lucena, aliado do governador João, busca o apoio do MDB de Veneziano e do UNIÃO BRASIL de Efraim Filho, atualmente adversários do governador. Se Cícero conseguir tal apoio para sua reeleição, indubitavelmente, retribuirá o apoio em 2026, pois, Cícero cumpre compromissos. Não se surpreendam se MDB e UNIÃO BRASIL seguirem juntos no apoio a Cícero Lucena. E com certeza isso vai repercutir em 2026. Lembrando que Cícero é aliado de João e deverá ser o grande elo para trazer MDB e UNIÃO BRASIL de volta para a base governamental. Por isso, o governador João, além do apoio já declarado ao prefeito Cícero, poderá também apoiar a reeleição de Bruno Cunha Lima na Rainha da Borborema. Hummm!!!! Resta saber, se João decidir apoiar Bruno, qual será a posição dos RIBEIRO, que são aliados do governador, porém, adversários do prefeito Bruno.

6ª GALDINIANA: Outro fato inédito que chegou ao conhecimento do galdinista, é a informação quentíssima de que assessores bem próximos de João, estão trabalhando para que o governador fique no governo até o final de seu mandato e lance o deputado federal Aguinaldo Ribeiro como candidato ao governo do estado em 2026. Nesse caso Aguinaldo substituiria Lucas e tudo ficaria numa boa! Não posso revelar a fonte, mas a informação é quente! Afinal, o grande sonho de Aguinaldo é ser governador da Paraíba. E aí poderíamos ter a seguinte chapa: Aguinaldo Ribeiro(governador) e Deusdete Queiroga(vice-governador).

7ª GALDINIANA: Então, se João ficar no governo, terá além dos nomes de Adriano Galdino, Cícero Lucena e Deusdete Queiroga, o nome de Aguinaldo Ribeiro para engrossar a lista da situação de candidatos a governador em 2026. O grande problema vai ser o governador João Azevedo conseguir segurar os RIBEIRO e o REPUBLICANOS no mesmo grupo político em 2026, uma vez que o deputado estadual e presidente da ALPB Adriano Galdino caminha a passos largos rumo ao Palácio da Redenção e já disse que não vota nos RIBEIRO e nem aceita ser vice de Lucas. Eis a questão! Só Deus sabe o que vai acontecer na política paraibana. Pense num moído! O fato é que na Paraíba todos já estiveram juntos e misturados, por isso, nada mais surpreenderá o galdinista, que vai divulgando o que muitos não tem coragem de dizer.

8ª GALDINIANA: Em João Pessoa, a caminho das eleições municipais desse ano, o partido SOLIDARIEDADE, do atuante deputado estadual Eduardo Carneiro, está escalando em silêncio um time de candidatos a vereador de 1ª linha e pretende eleger cerca de 3 a 4 vereadores na capital. O partido que é aliado do prefeito Cícero, atua com muita independência, estratégia política e não tem vereadores de mandato e nem caciques em seus quadros. Lá todos vão concorrer em pé de igualdade, com a formação de um bom time de candidatos a vereador o qual deverá surpreender nas eleições desse ano.

9ª GALDINIANA: Após as eleições municipais, teremos as eleições da OAB/PB, previstas para a 2ª quinzena de novembro. O advogado Harrison Targino vai para a reeleição, porém, rompido como grupo do advogado Paulo Maia(ex-aliado), ou seja, a situação vai dividida para o embate. Paulo Maia deverá disputar o pleito mais uma vez e terá o apoio da advogada Cristina Santiago(Kiu), que foi bem votada na última eleição e era oposição a Harrison e Paulo. Hoje Harrison está rompido com Paulo e Paulo está aliado com Kiu, pense numa mistura! A política da OAB está ficando pior do que a política partidária. É preciso surgir um nome novo para tentar mudar essa realidade e trazer a OAB de volta para os grandes debates da Paraíba e do Brasil. Uma OAB que lute de verdade para diminuir os valores das custas judiciais em nosso estado e que se aproxime mais da classe advocatícia, principalmente, dos profissionais que labutam no interior do estado. A OAB/PB precisa de SANGUE NOVO e de um NOVO TEMPO com mais independência, melhor valorização da classe e anuidades mais baixas compatíveis com a realidade da classe advocatícia que tem vivido anos difíceis.

10ª GALDINIANA: Chegou ao conhecimento do galdinista, que a OAB/PB tem um orçamento anual em torno de R$ 15 MILHÕES DE REAIS e que desde 2019 não prestas contas a seu ninguém. Será verdade mesmo? Mesmo com uma inadimplência em torno de 50% da classe o galdinista ficou surpreso ao tomar conhecimento do orçamento da OAB/PB, sem dúvida, é MUITO DINHEIRO mesmo com uma inadimplência tão alta! É preciso baixar a anuidade pela metade e com isso jovens e antigos advogados pagarão as anuidades com mais tranquilidade. O galdinista soube que a atuante advogada PATRÍCIA AZEVEDO, de conduta ilibada, independente e sem vinculação política com ninguém está disposta a disputar a eleição na condição de OPOSIÇÃO DE VERDADE para tentar mudar a realidade da OAB/PB, sem politicagem partidária dentro da ORDEM, valorizando mais a categoria e diminuindo pela metade o valor da anuidade que atualmente é de R$ 850,00. Vamos aguardar os acontecimentos. Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Polêmica Paraíba