A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, participou da assinatura de um acordo para ampliação do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar-PB), que aconteceu no centro de convenções em João Pessoa. Durante o evento, a secretária destacou o investimento como muito celebrado pelos pesquisadores do estado e a importância de incentivar projetos de pesquisa ambiental.
“Tenho certeza de que estamos vivendo um momento histórico para a pesquisa ambiental na Paraíba. É fundamental esse tipo de incentivo e, principalmente, em programas como esse, que vai beneficiar não apenas o meio ambiente, mas também o turismo e contribuir para o desenvolvimento sustentável da nossa costa”, afirmou a secretária.
O acordo, que foi assinado pelo governador João Azevedo, é uma parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), a Secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Polo de Inovação do IFPB, por meio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), e o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB). Ele prevê um investimento de R$ 10 milhões de recursos do Estado para o diagnóstico ambiental dos nove municípios do litoral, sendo 133 km da costa paraibana monitorada através do projeto Preamar.
O evento contou ainda com a participação de líderes da causa ambiental, como o capitão Vilfredo Schürmann, que apresentou o projeto Vozes do Oceano, uma expedição mundial que tem o objetivo de alertar sobre a poluição dos mares, especialmente pelo plástico, e buscar soluções inovadoras para combater esse problema. Além dele, estavam presentes João Raphael Lima, Procurador da República no Ministério Público Federal (MPF), a reitora Mary Roberta Meira, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a equipe técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), autoridades e sociedade civil.
Sobre o Preamar: O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (Preamar) é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Ação (InPact) em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e outras instituições, que visa promover a restauração ecológica dos recifes de corais. O projeto consiste na implantação de estruturas artificiais.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba