A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nessa segunda-feira (29), um avião que voava em suspeita de tráfego aéreo ilícito a cerca de 110km de Boa Vista-RR. Um avião da FAB precisou disparar rajadas de alerta para forçar o pouso.
A aeronave suspeita, de modelo Cessna 182, trafegava sem autorização na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), que engloba a Terra Indígena Yanomami e regiões próximas. A restrição ao local visa combater o garimpo ilegal.
O avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela Polícia Federal (PF). Por estar descumprindo as regras da ZIDA, a aeronave foi classificada como suspeita e o piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).
Após descumprimento das ordens dadas pelo piloto da FAB, foi necessário que a defesa aérea realizasse o Tiro de Aviso (TAV). Nesse momento, a aeronave fez um pouso em uma pista de terra.
Já em solo, a Polícia Federal localizou e realizou a apreensão da aeronave. O piloto, no entanto, fugiu.
Assista a ação da FAB:
#Interceptação | FAB intercepta aeronave em Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA).
Missão ocorreu durante a manhã desta segunda (29/01), a 110 km de Boa Vista/RR.Acesse https://t.co/UmPq3VMrnJ e saiba mais.#FAB #AsasQueProtegemOPaís #ANossaForçaOndeOBrasilPrecisar pic.twitter.com/XSxUKko4N9
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) January 30, 2024
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba