Após perder os dois primeiros sets, Jannik Sinner buscou uma virada épica contra Daniil Medvedev e é o campeão do Australian Open 2024! O tenista italiano de 22 anos demonstrou um poder de reação impressionante e derrotou o russo de 27 anos após mais de três horas e meia de partida na Rod Laver Arena e conquistou seu primeiro título de Grand Slam da carreira logo em sua primeira final de major.
Já Medvedev acumula seu terceiro vice em Melbourne após perder em sets diretos para Novak Djokovic em 2021 e também em 2022 após uma outra virada histórica, só que para Rafael Nadal. O russo, que mantém a terceira colocação do ranking da ATP, disputou sua 6ª final de Slam da carreira, tendo vencido apenas o US Open de 2021. Ele também foi vice no US Open de 2019 e 2023.
Sinner, que ocupa a 4ª posição do mundo, encerra sua campanha brilhante no Happy Slam, após eliminar o cabeça de chave nº 1 Djoko na semifinal, Andrey Rublev, 5º do ranking, nas quartas e Karen Khachanov nas oitavas de final. O italiano só não pegou cabeças de chave em dois jogos nas duas semanas.
O jovem tenista italiano também encerrou uma sequência impressionante de Roger Federer, Nadal e Djokovic. A última vez que o campeão do Australian Open não fazia parte do Big Three foi em 2014 com o suiço Stan Wawrinka. Sinner se tornou o segundo jogador mais jovem a vencer uma final de Grand Slam de virada após perder os dois primeiros sets. O recordista é Bjorn Borg que foi campeão de Roland Garros com 18 anos.
A final do Aberto da Austrália de 2024 marcou o 10º encontro entre os tenistas no circuito da ATP. Medvedev ainda leva a melhor com 6 vitórias, mas Sinner derrotou o russo nos últimos 4 encontros, incluindo a semifinal do ATP Finals do ano passado. A decisão do Happy Slam foi o primeiro confronto entre os finalistas em majors.
Fonte: ESPN
Créditos: Polêmica Paraíba