visitação

Fragata ‘União’ realiza visitação pública gratuita no domingo (21), em Cabedelo

A visitação faz parte de uma série de atividades promovidas pela Marinha para divulgar à sociedade algumas das atividades realizadas pelos meios operativos da Força, assim como as tradições navais.

imagem: reprodução/internet

A Fragata “União” (F45), da Marinha do Brasil (MB), estará aberta à visitação pública no Porto de Cabedelo, no próximo domingo (21). O acesso terá início às 14h e os portões serão fechados às 17h.

A visitação faz parte de uma série de atividades promovidas pela Marinha para divulgar à sociedade algumas das atividades realizadas pelos meios operativos da Força, assim como as tradições navais.

Por ocasião da visitação, será realizada uma “Campanha Solidária” voluntária para arrecadação de alimentos não perecíveis, onde haverá um militar responsável pelo recebimento das doações, com o objetivo de ajudar instituições de caridade da sociedade paraibana. A visitação ocorrerá por ordem de chegada. Aqueles que ainda estiverem na fila, por ocasião do fechamento dos portões, poderão acessar o navio até o limite do horário do pôr do sol, momento em que a tripulação da Fragata “União” (F45) conduzirá o Cerimonial à Bandeira.

A F45 é um Navio escolta de emprego geral, subordinado ao Comando do 1º Esquadrão de Escolta, dotado de capacidade para conduzir ações de superfície, operações antissubmarinos e operações aéreas com helicóptero embarcado no navio. Na visitação contará com a presença do helicóptero “Super Lynx” do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1). O EsqdHA-1 é dotado de aeronaves que demonstram versatilidade, integrando o sistema de armas dos navios de superfície da Esquadra Brasileira, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo e capacidade de reação dos navios, cujo lema é “Invenire Hostem et Delere” (“Encontrar o inimigo e destruí-lo”).

Sexto navio de sua classe, a Fragata “União” foi construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro em junho de 1972 e incorporada à Armada em 12 de setembro de 1980. Em 2003 passou pelo processo de modernização, que proporcionou à embarcação o aumento de sua vida operativa. Em 2011, foi o primeiro Navio da Marinha do Brasil a assumir a importante função de Capitânia da Força Tarefa Marítima da UNIFIL, a missão de paz das Nações Unidas no Líbano.

O lema do Navio, “A União faz a Força”, vem sendo utilizado por organizações, entidades e Estados ao longo da história, e ressalta a importância da unidade nacional, da cooperação, do apoio mútuo e da orientação dos esforços para se alcançar grandes objetivos.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria