As matrículas para alunos novatos nas escolas municipais de Patos podem ser feitas entre os dias 9 e 31 de janeiro de 2024, presencialmente nas unidades escolares. Para a efetivação das matrículas, os pais ou responsáveis legais pelo aluno novato, ou o próprio aluno quando emancipado ou maior de 18 anos, precisam levar os seguintes documentos:
– Cópia da certidão de nascimento;
– 1 (uma) foto 3×4;
– Histórico escolar;
– Cópia do comprovante de residência;
– Cópia do cartão do SUS ou de vacinação atualizado;
– Cópia do RG e CPF;
– Cópia do cartão do Bolsa Família para os estudantes que recebem o benefício;
– Cópia do cartão do NIS;
– Cópia da reservista Miliar (quando maior de 18 anos);
– Cópia dos laudos médicos para estudantes com deficiência ou com restrições alimentares.
A Secretaria de Educação de Patos enfatiza que a distribuição de vagas no Sistema Municipal de Ensino obedece critérios estabelecidos conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de acordo com a disponibilidade física da unidade de ensino e a proximidade da residência do aluno em relação à escola.
Aumento na oferta de vagas
Em 2024 serão entregues novas unidades escolares, como a nova creche do residencial Itatiunga e outra no Alto da Tubiba. Além disso, as Creches Inácio Fernandes, nas Sete Casas, e a Santina de Gelo, no Monte Castelo estão passando por ampliação na quantidade de salas de aula, devendo ser entregues até o início de fevereiro.
Já as EMEF Mnsenhor Manoel Vieira, no Monte Castelo, CIEP I Dr. Jose Genuíno/Napoleão Nóbrega, no bairro Liberdade, CIEP III Firmino Ayres/Otto Quinho, no Jatobá, Nosso Lar Tio Juca, na Brasília, e Aristides Hamad Timene, na Maternidade, estão sendo reformadas para oferecer maior qualidade aos nossos alunos. No bairro Jardim Europa, a EMEF Dionísio da Costa foi reformada e já está pronta para receber os alunos a partir de fevereiro.
A secretária de Educação de Patos, Adriana Carneiro destacou que o aumento da procura por vagas nas escolas de Patos por parte da população reflete o atual momento em que a educação municipal passa com avanços nas metas estabelecidas, qualidade no ensino prestado, efetivação da entrega de material didático de qualidade, fardamento e alimentação, além de transporte escolar gratuito e seguro.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba