Não bastasse todo o assédio promovido por representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e pelo mandato do deputado estadual Jutahy Menezes (PRB) contra os dirigentes das Colônias de Pescadores, agora, estas mesmas lideranças foram intimadas para uma reunião, sem nenhum tipo de instrumento formal ou institucional, dentro do Palácio da Redenção, nesta quarta-feira (22). A denúncia é do deputado estadual Anísio Maia (PT).
Após teremvários pedidos de audiência negados, os pescadores agora estão sendo cobrados a aderir ao projeto político defendido pelos representantes do MPA no Estado e pelo deputado Jutahy Menezes, que é do mesmo partido (PRB) do ministro nacional da Pesca, Marcelo Crivela.
“As visitas do MPA nas comunidades de pescadores se transformaram em verdadeiros comícios políticos. Ao invés de tratar dos assuntos pertinentes aos pescadores, representantes do órgão tentam, primeiro, cooptar os dirigentes das Colônias por meio de cestas básicas e da entrega das carteiras de pescador. Depois, pressionam e assediam moralmente as lideranças a assumir uma postura de apoio às suas ações. Por fim, incentivam chapas brancas nas eleições das direções das Colônias, a fim de tutelar por completo a categoria”, criticou o deputado estadual Anísio Maia (PT).
E mais: “Repudiamos este tipo de prática e convocamos toda a população paraibana, em especial os pescadores, a ficar em alerta contra qualquer tipo de ingerência política nas organizações de classe. Também aproveitamos para reforçar nossa solidariedade e parceria aos bravos companheiros da Fepesca, que, de fato, conta com a representatividade de mais de 60 Colônias filiadas e é a entidade que fala em nome dos pescadores paraibanos”, declarou Anísio.
A Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Paraíba (Fepesca) lançou nota pública criticando a reunião convocada para esta quarta-feira, inclusive porque, no próximo dia 07 de junho, já estava convocada uma grande reunião com os pescadores do Estado na cidade de Patos.
“Desde fevereiro de 2011, protocolamos um pedido de audiência com o governador, e agora foi convocada esta reunião sem qualquer ato institucional. Queremos convidar todas as autoridades da Paraíba a comparecer à reunião convocada democraticamente pela Fepesca e também queremos deixar claro que os pescadores paraibanos não se sentem representados pelos atuais gestores do MPA na Paraíba e seus aliados, como o deputado Jutahy. A maior prova disso é que em todas as principais Colônias as chapas autenticamente formadas por pescadores, com apoio da nossa Federação, têm vencido as eleições, derrotando nas urnas as tentativas de amordaçar nossa categoria”, afirmou Zélio Nascimento, presidente da Fepesca.