Em 2023, o Brasil e o mundo lamentaram a perda de figuras emblemáticas. O jornalismo se despediu da contribuição inigualável de Glória Maria, enquanto o teatro perdeu o riso contagiante e a atuação única de Aracy Balabanian. A música disse adeus à irreverência de Rita Lee, e o cinema se despediu de Michael Gambon. O portal LeoDias relembra alguns dos famosos que nos deixaram.
A renomada jornalista Glória Maria, um dos nomes mais importantes da história da TV brasileira e do jornalismo, faleceu em fevereiro. Em 2019, Glória foi diagnosticada com câncer de pulmão e passou por um tratamento bem-sucedido com imunoterapia. Posteriormente, a doença se espalhou para o cérebro. Ao longo de cinco décadas de carreira, Glória visitou mais de 100 países em suas reportagens e participou de momentos históricos, entrevistando chefes de Estado e celebridades como Michael Jackson e Madonna.
A rainha do rock e uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, Rita Lee, faleceu aos 75 anos em maio. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.
Marcante como Cassandra de “Sai de Baixo” e Filomena de “A Próxima Vítima”, a atriz Aracy Balabanian faleceu no Rio de Janeiro, aos 83 anos, em agosto, após complicações por conta de um câncer.
A apresentadora Palmira Onofre, a Vovó Palmirinha, faleceu aos 91 anos em maio.
Em agosto, também perdemos MC Marcinho, um dos maiores nomes do funk no Brasil e um dos criadores do melody. Autor de sucessos como “Glamurosa” e “Rap do solitário”, ele tinha 45 anos e sofria de problemas no coração.
Tina Turner, cantora americana considerada a rainha do rock ‘n’ roll, faleceu aos 83 anos em maio. A causa da morte foi divulgada apenas como “após uma longa doença”. “What’s Love Got to Do with It”, “The Best” e “We Don’t Need Another Hero” são alguns de seus sucessos.
O ator americano Matthew Perry, eternamente conhecido como Chandler de “Friends”, faleceu aos 54 anos. Ele foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos, em outubro.
A atriz Léa Garcia, referência para o teatro, o cinema e a televisão brasileira, faleceu aos 90 anos, vítima de um infarto, em agosto.
Ícone da música americana, Tony Bennett faleceu em julho, aos 96 anos. O artista foi diagnosticado com Alzheimer em 2016.
O ator Michael Gambon nos deixou aos 82 anos em setembro. Ele foi o segundo ator a interpretar Dumbledore na versão cinematográfica de “Harry Potter”. Ele assumiu o papel em 2004 após a morte de Richard Harris em 2002. Ao todo, foram oito filmes da franquia.
A ex-jogadora Walewska Moreira de Oliveira faleceu aos 43 anos. A ex-central, campeã olímpica com a seleção de vôlei nos Jogos de Pequim em 2008, que estava aposentada desde o fim da temporada 2021/2022, caiu do 17º andar do prédio onde morava.
O cartunista Paulo Caruso nos deixou aos 73 anos em março. Ele estava internado e lutava contra um câncer no intestino que descobriu em 2017. Caruso participou do programa “Roda Viva”, da TV Cultura, desde 1987.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba