Uma das tradições dos Natais em João Pessoa durante a primeira década dos anos 2000 era passear com a família e visitar a Árvore de Natal que a Energisa montava no bairro do Altiplano.
Inaugurada em 2003, a estrutura que nos primeiros anos ainda era conhecida como Árvore da Saelpa, a antiga empresa de energia da Paraíba, ficava localizada em um pequeno palanque na Avenida João Cirilo da Silva, próximo ao Condomínio Villas do Farol.
Após alguns anos e com o aumento gradativo da estrutura, a Energisa decidiu instalar a árvore um pouco mais a frente, onde hoje existe o salão de festas Mirante Altiplano.
Durante os 10 anos de existência, a inauguração da árvore era um dos principais eventos do final de ano pessoense. Para se ter uma ideia da importância, em 2012, a festa durou 15 minutos, com show pirotécnico e acendimento das 30 mil lâmpadas.
Tudo isso mudou na manhã de 20 de dezembro de 2013. A estrutura que tinha chego a 109 metros de altura, caiu sem motivo aparente, causando um barulho ensurdecedor, que foi comparado a um terremoto, por moradores da região. Na época, a Energisa informou que iria investigar o acontecido, mas nunca se soube o que realmente ocorreu para a queda da árvore.
Mesmo com a queda, se imaginava que a estrutura retornaria em 2014, mas sem nenhuma explicação, a tradição foi cancelada e nunca mais existiu sequer um rumor de volta da árvore em outro local.
Em contato com a Energisa, perguntamos os motivos da queda e porque nunca existiu um projeto para a volta da árvore, mas a única informação que a assessoria nos passou, era de que a empresa foca suas atenções na realização do Natal da Usina.
Após uma década do seu fim, a Árvore da Energisa acabou ficando esquecida na memória daqueles que puderam presenciar esse espetáculo, que incentivava o turismo e que proporcionava alegria e diversão para milhares de pessoenses.
VEJA UM VÍDEO COM A INAUGURAÇÃO EM 2012
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba