opinião

GALDINIANA: A engenharia política para 2026 – Por Rui Galdino

Foto: Reprodução

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Estamos terminando o ano de 2023 e pelo andar da carruagem os prefeitos de João Pessoa e Campina Grande, Cícero Lucena(PP) e Bruno Cunha Lima(UB), deverão ser reeleitos no próximo ano sem muitas dificuldades. Cícero tem trabalhado bastante em nossa capital e vai enfrentar uma oposição desunida e completamente dividida, por isso, deverá ser reeleito com certa facilidade. Bruno, também tem trabalhado muito na Rainha da Borborema e vai enfrentar uma oposição sem nomes competitivos, por isso, sua reeleição também será tranquila. A possibilidade do deputado federal Romero Rodrigues(PODEMOS), romper com Bruno e ser o candidato das oposições em Campina Grande é conversa pra boi dormir. Com relação a uma possível candidatura da senadora Daniella Ribeiro(PSD), pelas oposições ao Palácio do Bispo, é outra possibilidade ZERO, uma vez que a senadora não vai se expor e correr o risco de ser derrotada para prefeita e complicar sua reeleição para o Senado em 2026. Então, com todo respeito às oposições e aos que pensam em contrário, termino 2023 com a visão de que Cícero e Bruno deverão ser reeleitos sem muitas dificuldades no próximo ano.

É preciso entender que a maneira de se fazer política tem mudado bastante nos últimos anos, com isso, as principais lideranças políticas do nosso estado vão ter que se virar nos trinta para atrair a atenção, a confiança e o voto dos eleitores, por isso, outro fato que é bom analisar para 2024, é que o apoio do governador João Azevedo será bastante relativo, pois, João vencerá com Cícero na capital, porém, perderá com as oposições em Campina Grande. Esse fato deverá acontecer também em outros importantes colégios eleitorais do nosso estado. Assim sendo, após as eleições municipais do próximo ano se iniciará uma verdadeira “engenharia política” visando às eleições estaduais de 2026. Além disso, dois importantes políticos que atualmente estão no estaleiro, poderão ressurgir das cinzas e participarem ativamente das eleições de 2026, me refiro aos ex-governadores Cássio Cunha Lima e Ricardo Vieira Coutinho.

A grande dúvida para 2026 será o destino político-partidário do governador João Azevedo, que apesar de está fazendo uma boa gestão, com importantes obras estruturantes em todo o estado, até então, não deu sinais concretos de que deixará o governo para disputar um mandato eletivo. A tendência natural é o governador sair e disputar uma das duas vagas para o Senado Federal, com isso, o jovem Lucas Ribeiro assume o governo do estado em definitivo e será candidato à sua reeleição. Ocorre que muitos aliados do governador temem a ascensão do grupo Ribeiro ao poder e já estão aconselhando João a ficar no governo até o final de seu mandato. E se João ficar no governo até o final de seu mandato, quem será seu candidato a governador? Deusdete? Adriano? Cícero? E aí caro leitor, o que você acha? O fato é que esse moído político vai render até 2026.

Por outro lado, as oposições vão lutar bastante para eleger o maior número de prefeitos no próximo ano e chegar com força total em 2026. Enquanto no governo todos vão aguardar a posição do João se ficará ou não no poder até o final de seu mandato. Na oposição, dois nomes já estão no tabuleiro para 2026, são eles: o senador Efraim Morais (para governador) e o senador Veneziano Vital (que irá disputar a sua reeleição para o Senado). Dependendo da posição do governador em 2026, é preciso saber como vai se comportar os PROGRESSISTAS e os REPUBLICANOS, pois, de um lado estará o senador Efraim Filho com toda a oposição ao seu lado e do outro lado vai está o governo do estado com um candidato a governador que só será definido na undécima hora do prazo eleitoral. A engenharia política vai ser grande e o jogo de xadrez já começou. Até a próxima GALDINIANA. Haja coração. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO, com Deus sempre no comando!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino