As tão esperadas festas de final de ano trazem encontros com a família e amigos que não vemos há muito tempo, uma grande variedade de comidas que só comemos uma vez por ano e muitas celebrações. Uma das maiores preocupações para todas essas ocasiões são as roupas que serão usadas em cada uma das comemorações.
Gastar dinheiro com isso, no entanto, pode não ser prioridade. Roupas custam caro e, por vezes, serão usadas só uma vez. Isso não significa que estilo e elegância não podem ser vistas nas festas de fim de ano, mesmo que você economize bem.
Dicas para escolher seu look de final de ano de forma econômica:
Recicle o guarda-roupa
Você pode encontrar peças muito legais (e por vezes pouco usadas) só de dar uma boa olhada e reciclada no seu guarda-roupa. No final do ano é sempre interessante fazer uma limpeza no armário para tirar as peças em desuso e as que não cabem mais. É nesse momento que você pode, além de realizar a famosa limpa, encontrar roupas incríveis que não usa faz tempo.
“Deste modo, a limpeza no armário não só te ajuda a entrar no ano novo com o guarda-roupa arrumado, como a redescobrir peças que estavam ali guardadas e você sequer lembrava”, diz Lari. “Achou peça sem uso no armário? Agora você lança para si mesma três perguntinhas: cabe em mim? Combina com meu estilo? Faz sentido no meu modo de vida atual? Se a resposta for positiva para essas perguntas, a sugestão é manter essa peça no seu guarda-roupa e vesti-la no dia seguinte”, completa.
Lari ainda dá uma dica extra para fazer uma graninha com os looks velhos (para comprar os looks novos). “Lembre-se que roupa parada e sem uso no armário é dinheiro desperdiçado”, fala a profissional, Portanto, pode ser uma boa ideia levar o que não usa a mais em um brechó e faturar um dinheiro a mais.
Aposte em materiais não tão caros, mas mesmo assim confortáveis e estilosos
O tecido utilizado para confeccionar suas roupas, impacta diretamente no caimento e no conforto ao vesti-las, explica Lari. Para as festas de fim de ano, é interessante pensar no clima, mas também é super possível pensar em bons materiais que sejam mais acessíveis.
“Considerando que vivemos em uma país tropical e estamos no verão, o ideal seria vestir roupas compostas de tecidos de fibras naturais e respiráveis como linho, seda e algodão, pois ajudam na transpiração. O algodão, o mais conhecido, é feito de fibra vegetal, e possui o valor mais acessível dentre os três citados, além de proporcionar um ótimo caimento nas roupas, sem contar que é durável, confortável e se adapta aos mais variados climas”, diz Lari.
Estilize peças coringa, que você já tem no seu guarda-roupa
Algumas peças básicas que são comuns em vários guarda-roupas por aí podem – e muito – ser utilizadas nas festas de fim de ano, se você souber transformá-las dentro de looks completamente estilosos.
O primeiro e mais comum ítem, como aponta Lari, pode ser a regata branca. “Ela é, sem dúvida, a peça minimalista mais essencial que se pode ter em qualquer armário. A regata branca te oferece caminhos infindáveis para composição de looks com saias, calças de alfaiataria, por baixo de blazers coloridos ou misturada ao animal print”, diz a profissional.
Para dar um ar mais sofisticado a regata branca, a indicação da personal stylist é usá-la com bege e/ou preto. “A tendência atual é que ela seja canelada e mais justa ao corpo, preferencialmente com decote nadador, trazendo o equilíbrio perfeito para ser usada com peças mais amplas na parte inferior do corpo”, explica ela.
Outra peça bastante coringa é a calça de alfaiataria, preferencialmente de cintura alta, na modelagem reta ou pantalona, pois fica bem em todos os tipos de corpos. “Na hora da compra dê preferência a tons mais escuros como o azul marinho que é tão neutro quanto o preto, não tão fechado quanto ele e que fica muito bem com todas as cores”, conta a consultora de imagem.
Por fim, outro ítem do básico essencial que ajuda muito na hora de montar o look é o blazer. “O blazer além de ser uma peça atemporal é um símbolo de sofisticação e elegância, podendo ser usado com vestidos, shorts, calça legging, jeans, entre outros”, diz Lari.
“Hoje, por ter caído no gosto da mulherada, é possível encontrar blazers com várias modelagens, tecidos e preços. Mas dica: quanto mais estruturado, mais autoridade vai trazer a quem usa”, complementa.
Fonte: CNN
Créditos: Polêmica Paraíba