Fiscalização do Ministério Público encontra rãs em refrigerador de escola municipal

Rãs congeladas dentro do refrigerador junto das polpas de frutas, lixo ao redor do prédio, computadores do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) sem funcionar desde o ano passado, casa de maribondo, sandália boiando na caixa d’água. Esta foi a situação encontrada pelo Ministério Público da Paraíba na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Francisco da Silva, na zona rural de Uiraúna, no Sítio Riacho do Exu, a 464 quilômetros de João Pessoa.

A inspeção foi realizada, nesta quarta-feira (8), pela promotora de Justiça que atua na Comarca de Uiraúna, Fábia Cristina Dantas, e pela equipe do Centro de Apoio Operacional da Educação do MPPB.

Segundo a promotora Fábia Dantas, que aderiu ao projeto MP pela Educação, do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba, já foi instaurado um procedimento contra a escola e a Promotoria vai exigir do município de Uiraúna a adoção imediata das providências cabíveis.

Riacho dos Cavalos

Na última segunda-feira, também foram encontradas rãs dentro do filtro que os alunos tomavam água, na Escola Estadual Jenipapeiro, no município de Riacho dos Cavalos, a mais de 400 km da Capital. Veja fotos abaixo. Outros problemas detectados na escola de Riacho dos Cavalos foram prédio comprometido, falta de higiene, banheiros interditados, morcegos e cadeiras quebradas, alimentos guardados e preparados na casa da merendeira.