Rãs congeladas dentro do refrigerador junto das polpas de frutas, lixo ao redor do prédio, computadores do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) sem funcionar desde o ano passado, casa de maribondo, sandália boiando na caixa d’água. Esta foi a situação encontrada pelo Ministério Público da Paraíba na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Francisco da Silva, na zona rural de Uiraúna, no Sítio Riacho do Exu, a 464 quilômetros de João Pessoa.
A inspeção foi realizada, nesta quarta-feira (8), pela promotora de Justiça que atua na Comarca de Uiraúna, Fábia Cristina Dantas, e pela equipe do Centro de Apoio Operacional da Educação do MPPB.
Segundo a promotora Fábia Dantas, que aderiu ao projeto MP pela Educação, do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba, já foi instaurado um procedimento contra a escola e a Promotoria vai exigir do município de Uiraúna a adoção imediata das providências cabíveis.
Riacho dos Cavalos
Na última segunda-feira, também foram encontradas rãs dentro do filtro que os alunos tomavam água, na Escola Estadual Jenipapeiro, no município de Riacho dos Cavalos, a mais de 400 km da Capital. Veja fotos abaixo. Outros problemas detectados na escola de Riacho dos Cavalos foram prédio comprometido, falta de higiene, banheiros interditados, morcegos e cadeiras quebradas, alimentos guardados e preparados na casa da merendeira.