As fortes chuvas que atingiram Angra dos Reis (RJ), na noite desta sexta-feira (8), mataram ao menos duas pessoas e desabrigaram outras 312.
O que aconteceu
Foram registrados 250 milímetros de chuva em 24 horas, o que provocou transbordamento de um rio no bairro do Bracuí — esse era o volume de precipitação previsto para todo o mês de dezembro em Angra.
Um casal de idosos que estava em um asilo privado no Bracuí morreu após a água invadir o imóvel. A suspeita é que eles tenham morrido afogados, segundo informações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do município. Pelo menos outros 25 idosos que estavam no local foram transferidos para outro espaço não atingido pelo temporal.
Ao menos mais 312 moradores desabrigados foram levados para as escolas José Luiz Ribeiro Reseck, no Frade, e Regina Célia, no Morro do Carmo. O secretário de Defesa Civil de Angra, Fábio Júnior, informou que a prefeitura está fazendo avaliação de risco e monitorando moradores em situação de risco para levar para abrigos. Ainda há pontos de alagamento na cidade.
A prefeitura solicitou doações para os desabrigados. Segundo a administração municipal, os itens mais urgentes são água potável, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, roupas, lençóis e alimentos não perecíveis, além de ração para os animais. Onde doar: al. Cel. Otávio Brasil, 253-B, Balneário, das 9h às 17h.
Inmet alerta para chuvas no litoral do RJ e SP
Em razão das chuvas, o Inmet emitiu alertas de perigo e muito perigo para cidades no litoral norte de São Paulo e para municípios do litoral sul do Rio neste final de semana. As regiões são consideradas áreas de risco para episódios de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
No litoral sul fluminense, o alerta é de “muito perigo” (cor vermelha) para as cidades de Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro. Para essa região, a previsão é de chuva ainda mais intensa, com um volume esperado superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. E, segundo o instituto, “há grandes riscos” dessa região sofrer com alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas.
No litoral paulista, o alerta de “perigo” (cor laranja) do instituto vale para as cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba. Essas localidades podem ser atingidas por um chuva de 30 a 60 mm/h (milímetros por hora) ou ter um acumulado de 50 a 100 mm/dia.
O órgão orienta para que as pessoas que moram, ou que estejam nessa área nesse final de semana, desliguem os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia; que permaneçam em locais abrigados; e que observem as encostas e para evitar enfrentar o mau tempo.
No caso de inundações, o conselho do Inmet é “proteger os pertences envoltos em sacos plásticos”. Para mais informações ou dúvidas, deve-se acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: UOL
Créditos: Polêmica Paraíba