A diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) participa do debate nacional sobre o papel da Fundação de Apoio para garantia de acesso, inclusão e democratização da ciência e tecnologia do Brasil, durante o 6º Congresso Nacional das Fundações de Apoio, que acontece nesta semana, no espaço da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), na Universidade de Brasília (UnB). Além de reunir representantes de Fundações de Apoio de todo o país, o evento comemora os 35 anos de atuação do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).
De acordo o superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto, o 6º Congresso Nacional do Confies apresenta o protagonismo das Fundações de Apoio e destaca as melhores práticas de gestão e transparência de todas as empresas que atuam, sem fins lucrativos, com o propósito de garantir o desenvolvimento educacional, tecnológico e cultural. “O evento é marcado por fóruns de discussão, fóruns de gestores de projetos, fóruns de procuradores, fóruns de comunicadores e de presidentes. Então, essa é uma oportunidade também de termos um tempo de qualidade para avaliar estrategicamente os próximos passos, definir as metas para o próximo ano”.
Ainda durante o evento, a Funetec-PB apresentou seu novo modelo de gestão, pautado na inovação, transparência e boas práticas. “Temos a oportunidade de nos posicionar no sentido de promover a transparência, a eficiência e de nos aproximar dos órgãos de controle para trazer mais segurança às nossas operações”, disse Diógenes Dantas, diretor jurídico da Fundação de Apoio.
Para a diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, um dos objetivos da Funetec-PB é compartilhar experiências com as demais Fundações de Apoio que participam do Confies, que é o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica.
“Agora, sob a nova gestão e sob o novo Estatuto, podemos compartilhar as boas práticas e aprender com as outras Fundações, auxiliando os parceiros que são as instituições de pesquisa científica e tecnológica, de ensino superior. Esse é um trabalho conjunto de grande valia e um momento muito feliz para a nova gestão da Funetec”, disse.
A participação da Funetec-PB, no 6º Confies, também contou com a participação da diretora de Comunicação e Marketing, jornalista Rejane Negreiros, e diretorias de outras Fundações de Apoio, além de representantes do Governo Federal e do Fundo Nacional de Educação Empresarial (FNEP) e da Advocacia-Geral da União.
Quem somos?
Além de ser Fundação de Apoio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Funetec é credenciada pelos Ministérios da Educação e Cultura e da Ciência e Tecnologia para apoiar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); o Instituto Federal do Sertão do Pernambuco (IFSertãoPE), o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), o Instituto Federal do Sergipe (IFS), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Atualmente, é responsável pela administração e gestão de recursos para mais de 100 projetos vinculados às áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, através de parcerias com entes públicos e empresas privadas.
Fonte: Ascom Funetec-PB
Créditos: Polêmica Paraíba