artigo

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS: Continental Drinks - Por Sérgio Botelho

Foto: Reprodução

Mais ou menos à altura do espaço que hoje é ocupado pelo McDonald’s da Rui Carneiro existiu, tempos atrás, com maior brilho na década de 1970, o Continental Drinks. Na década de 1980 até ganhou contornos de ambiente cool, ampliando sua frequência a jovens decididos a questionar tabus.

Para explicar sua importância nas noites pessoenses – mas também aos sábados, a partir de mais cedo -, na casa havia concorridos strip-teases, o que geralmente acontecia às sextas e sábados. Aliás, tudo isso para confirmar o quanto sempre foi agitado o baixo Tambaú, o espaço litorâneo de João Pessoa cuja temporada festeira foi aberta pelo Elite Bar, lá bem longe no tempo.

Na universidade, tinha um memorável professor que até programou aulas aos sábados, no final da manhã, a possibilitar sua, e dos alunos que assim entendessem, de sair direto para o Continental Drinks. O ambiente era chic, na medida do possível, assim como a maioria dos seus frequentadores. Contudo, existia um prato geralmente servido nos finais de noite que fugia à regra do chiquê: simplesmente, arroz com ovo. Por sinal, no balcão, na parte de vidro transparente, ovos tingidos de vermelho adornavam a exposição gastronômica.

As strippers, que não se limitavam apenas a tirar as luvas, que, aliás, já não vestiam, eram buscadas a dedo, e a luz negra completava o ambiente. Todos fumavam, e se fumava muito naquela época, e a fumaça dos cigarros acabavam construindo uma atmosfera, embora tóxica, ainda mais licenciosa. Os garçons, sempre atentos, inclusive um deles, que exemplificava o que se conhecia naquele tempo por um tipo guarda-roupa, desestimulava as confusões.

O Continental Drinks fazia parte de uma época da boemia pessoense, com as características próprias a essa época. Na verdade, como acontece com os bares em geral, o Continental Drinks foi um lugar de muitas histórias, e, claro, de bebidas e de amores, onde a imaginação sempre era bem-vinda, e onde o tempo se esticava para não desmanchar as fantasias ali edificadas. Mas, como tudo tem de passar, também o Continental Drinks passou.

(A imagem é apenas ilustrativa)

Fonte: Sérgio Botelho
Créditos: Sérgio Botelho