O Mondovino Wine Festival, considerado o maior evento de vinhos e gastronomia do Brasil, está pronto para encantar os amantes da enogastronomia na sua 10ª edição. Marcado para o dia 25 de novembro, na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, o festival oferece uma curadoria especial de rótulos das principais regiões vinícolas do mundo. Dos franceses clássicos aos vibrantes argentinos, a experiência promete surpreender e conquistar e surpreender os paladares mais exigentes.
O festival vai contar com uma seleção de 18 rótulos, harmonizados com o open food e mesa de frios. A estrela da noite será o Ricossa Barolo DOCG (denominação de origem controlada e garantida), um dos vinhos mais icônicos do mundo, chamado de “O Rei dos vinhos e vinho dos reis”. Diretamente da região de Piemonte, na Itália, esse vinho possui características marcantes e profundas. Um tinto austero e complexo, de uva predominantemente Nebbiolo da mais alta qualidade, com sabor persistente e riqueza aromática.
Também de Piemonte, na Itália e feito de uvas Nebbiolo, o Truffle Hunter Leda Nebbiolo D’Alba DOC possui acidez e taninos destacados, com aromas que lembram cerejas e mirtilos.
Portugal — O Pouca Roupa Tinto é um vinho português, da região do Alentejo, indicado para pizzas, carnes suínas ou peixes grelhados. Da mesma região, o Loios Branco, traz um aroma mineral com notas de lima, elegante e fino. Ideal como aperitivo ou saladas. Já o Vinho Grilos DOC Dão, possui um caráter fresco e equilibrado, uma ótima opção para um momento descontraído. O Santos da Casa é feito com uvas touriga e tinta amarela e traz aroma de frutos silvestres. Harmoniza com carnes grelhadas cassadas, carre dasordero, massas e risotos e queijos maduros.
França — Feito de uvas Merlot, o Les Clos de Reynon tinto possui aroma frutado e floral com notas de menta e pimenta-preta. Com taninos macios e boa persistência, é ideal com aves e carnes vermelhas.
Espanha — O Numbered Edition Soto de Oñatil é uma edição limitada e numerada. Cada garrafa tem um rótulo único. Fresco e frutado, é ótimo para acompanhar aperitivos ou queijos diversos. Já o Nuestro Verdejo do Rueda é um vinho branco, fresco, floral e persistente para acompanhar queijos e frutos-do-mar. O Cava Pata Negra Extra Brut vem da Catalunha e apesenta aroma cítrico com notas tostadas, ideal com salmão defumado e marisco. Enquanto o Nuestro Crianza 15 Meses do Ribeira del Duero, possui aroma de frutos vermelhos maduros, toques de cacau e alcaçuz. Amadurecido por 15 meses em barricas de carvalho, ele harmoniza com carnes vermelhas e queijos maturados.
Argentina — O Sexy Fish Cabernet Franc é um vinho com notas de pimenta e ervas. Combina com carnes vermelhas, risotos e queijos duros. Já o Alamos Syrah 2022, e uvas Siyah (100%) vem diretamente de Mendoza, na Argentina e é um belo parceiro para cordeiros e carnes grelhadas. Também de Mendoza, o Alma Negra M Blend 2021 surpreende por sua originalidade. Um corte 70% Bonarda e 30% Malbec, acompanha carnes em geral. O Cobos Felino Malbec revela no paladar, taninos suculentos, persistência e equilíbrio e pode acompanhar hambúrguer de picanha, churrasco, vegetais assados, empanadas, pizza de calabresa, queijos e embutidos variados. Para harmonizar com peixes, carnes de aves assadas e pizza de maguerita, a pedida é o Zuccardi Fuzion Chardonnay Fuz Jon.
Brasil — Um nacional especial que será servido é o espumante Miolo Cuvée Tradition Brut, que abre o festival. Brasileiro do Vale dos Vinhedos, no Sul do país, é excelente para aperitivo e brinde comemorativo.
Os ingressos do Mondovino Wine Festival podem ser adquiridos pelo link https://www.ingressonacional.com.br/evento/25732/mondovino-wine-festival. Os pontos de venda físicos são Rei das Carnes – Manaíra, Bessa e Cabedelo.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba