EVENTO

FUNETEC-PB participa do lançamento do Centro de Energias Renováveis e Sustentabilidade do IFPB

(Foto: Assessoria)

Com o apoio da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) iniciou, nesta segunda-feira (13), as ações de planejamento para implantação do Centro de Demonstração e Desenvolvimento de Energias Renováveis e Sustentabilidade (CDDERS) junto a um grupo de consultores das empresas Global Factor e Renewables Academy (Renac). A previsão é que após as etapas de planejamentos e instalação no Campus IFPB João Pessoa, as ações do CDDERS sejam desenvolvidas em outros Campi da Instituição como forma de integrar as ações nas áreas de pesquisa, extensão e inovação.

O CDDERS é uma iniciativa do projeto chamado IKI/Etrela – Melhoramento, Aumentando e Facilitando o Acesso à Energia Renovável, Educação e Treinamento na América Latina é resultado de uma seleção realizada pela Organização Latino-Americana de Energia (Olade) em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e de Minas e Energia (MME).

“O intuito do projeto é que as pessoas possam conhecer sobre as tecnologias de energia renováveis, saber o impacto disso nas suas vidas e contribuir com a geração de emprego e renda”, disse Mary Roberta, reitora do IFPB.

A previsão é que o IFPB receberá mais de R$ 1 milhão para investir no projeto IKI/Etrela. Os recursos serão geridos pela Fundação de Apoio.

“A Funetec é parceira natural do Instituto Federal de Educação da Paraíba na gestão de todos os projetos, especialmente desse projeto de cooperação internacional entre o IFPB e a Agência do Governo Alemão de Desenvolvimento de Energias Renováveis, na qual iremos incidir na gestão executiva, financeira e administrativa desse projeto”, explicou Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec-PB.

Durante o evento de lançamento realizado no auditório da Reitoria do IFPB, o projeto Etrela da Olade foi apresentado pelo professor Ademar da Costa, que destacou o fato de o Instituto Federal da Paraíba estar entre os dois centros de pesquisa do país com capacidade técnica capaz de receber um CDDERS.

“Estamos vislumbrando a possibilidade de trazer um desenvolvimento regional baseado no aproveitamento desse Centro de Demonstração para que possamos desenvolver melhor a mão de obra, não só no nosso estado, através dos 21 Campi do OFPB, mas que possa atender mais três estados vizinhos”, ressaltou Ademar da Costa, professor do IFPB.

No Brasil, apenas o IFPB e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-PB) foram selecionados pelo programa da Olade. O processo de instalação do Centro de Demonstração e Desenvolvimento de Energias Renováveis e Sustentabilidade do IFPB já conta com a colaboração de especialistas em soluções e treinamento na área energética e climática de outros países.

“Nós achamos que o Brasil tem um plano estratégico de transição energética. Então, nós temos que mudar nossos currículos, o ensino e a formação. E por isso nós estamos aqui avaliando, porque temos certas experiências na Alemanha”, afirmou Christiane Vaneker, consultora da Renac.

Já Craig James Menzies, da Global Factor, destacou que o Centro de Demonstração e Desenvolvimento de Energias Renováveis e Sustentabilidade do IFPB deverá atrair mais investidores europeus interessados em desenvolver novos projetos voltados à produção de energias renováveis.

“O resultado disso é que várias outras empresas virão à Paraíba para investir cada vez mais aqui em energia renovável”, finalizou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Assessoria