Prévia

ELEIÇÕES 2024: Quatro grupos se colocam como adversários a reeleição de Samuel Lacerda em Conceição - SAIBA QUEM SÃO

A cidade de Conceição vem sendo disputada pelos grupos Braga e Lacerda nos últimos 23 anos. Desde a eleição de 2000, apenas membros dessas famílias vencem às eleições, o que perpetua uma intensa rivalidade entre os políticos dessas dinastias.

Arte: Marcelo Jr

A cidade de Conceição vem sendo disputada pelos grupos Braga e Lacerda nos últimos 23 anos. Desde a eleição de 2000, apenas membros dessas famílias vencem às eleições, o que perpetua uma intensa rivalidade entre os políticos dessas dinastias.

Quem vem levando a melhor nos últimos três pleitos são os Lacerdas. O primeiro suplente de Deputado Estadual Nilson Lacerda foi eleito Prefeito em 2012 e 2016, após duas derrotas apertadas em 2004 e 2008.

Nilson demonstrou ainda mais sua força conseguindo eleger seu sobrinho Samuel em uma disputa que não contava com um Braga pela primeira vez desde 1996.

Samuel busca a reeleição em 2024, amparado pela grande votação que Nilson teve na sua primeira disputa estadual, mas poderá ter que lutar contra sua adversária em 2020, um ex-Prefeito, um engenheiro estreante e outro Tio conhecido pela boa articulação política.

Arte: Marcelo Jr

Samuel Lacerda disputou sua primeira eleição em 2016, quando foi o sexto Vereador mais votado no pleito. Samuel teve que disputar a eleição de 2020 contra Jourdana Diniz, filha do ex-Prefeito João Deon, que teve o apoio do grupo Braga em sua empreitada.

A força do grupo Lacerda foi maior e Samuel se sagrou Prefeito com 53,75% dos votos. Nas eleições de 2022, o Prefeito conseguiu ter maioria em praticamente todos os seus apoios, se destacando a expressiva votação que Nilson teve na cidade, com mais de 3 mil votos de vantagem para Júnior Araújo, que foi o candidato da oposição.

Agora filiado ao Republicanos, Samuel aparenta largar na frente nessa disputa, inclusive tendo ganho a enquete realizada pelo Polêmica Paraíba no mês de setembro.

Arte: Marcelo Jr

Sobrinho do ex-Governador Wilson Braga, Alexandre Braga foi eleito Vice-Prefeito em 1996 na chapa encabeçada por Doutor Rômulo. Na eleição seguinte decidiu disputar o pleito contra o próprio Rômulo, se tornando Prefeito com mais de 1.400 votos de vantagem.

Reeleito em 2004, na primeira disputa majoritária de Nilson Lacerda, Alexandre ainda conseguiu eleger sua tia Vani Braga em 2008, em um pleito que foi decidido por apenas míseros 50 votos.

Após a derrota de Leomar Braga contra Nilson em 2012, Alexandre tentou retornar à Prefeitura em 2016, perdendo para Lacerda por mais de 1.200 votos.

Em 2020, seu grupo se uniu ao ex-Prefeito João Deon no apoio à candidatura de Jourdana Diniz, mas um possível rompimento pode acabar com essa parceria e trazer o nome de Alexandre de volta a disputa em Conceição.

Arte: Marcelo Jr

Jourdanna Diniz era uma estreante quando foi alçada pelo pai, o ex-Prefeito João Deon no pleito de 2020. Sua inexperiência política não atrapalhou a médica que surpreendeu ao atingir 46,25% dos votos na disputa contra Samuel Lacerda.

Mas a união que englobou João Deon e os Bragas pode estar em vias de se desfazer de acordo com a imprensa local. O que se afirma é que Deon e seu partido, que apoiaram a reeleição do governador João Azevedo, até agora não foram prestigiados pelo governo estadual, que concentraria todos os cargos estaduais no município nas mãos do ex-prefeito Alexandre Braga.

O estopim para essa provável ruptura política foi a indicação do PP, não aceita pelo governo, para a direção da escola estadual Maestro José Siqueira, apesar do aval do vice-governador Lucas e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro.

O que se comenta é que o grupo poderia tentar construir uma chapa encabeçada por Jordana ou retomar uma antiga aliança com a família Lacerda, sendo que a espoa do ex-Prefeito, Nena Dinz, foi Vice-Prefeita nos dois mandatos de Nilson.

Arte: Marcelo Jr

Um fato novo dentro da família Lacerda pode causar uma verdadeira revolução na política de Conceição.

Marcílio Lacerda, irmão de Nilson e tio de Samuel, se filiou ao PT visando o pleito de 2024. Conhecido por ser o articulador político do grupo, foi Marcílio quem indicou ao irmão, o nome do sobrinho, para ser o candidato da família em 2020.

A simples possibilidade de Marcílio vir a ser candidato animou parte da população local. Ex-presidente da Câmara Municipal e Vereador por três vezes, sendo inclusive o mais bem votado na história do município, deixou claro que poderá disputar a prefeitura caso o “Plano B” seja acionado.

Arte: Marcelo Jr

Um engenheiro que começou sua carreira política na militância estudantil, vem se consolidando como a terceira força na cidade e quer unir os grupos de oposição em uma única chapa.

Landinho Ponciano começou sua trajetória política no curso de Engenharia Civil, militando no movimento estudantil até ser eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFPB.

Ponciano vem articulando sua candidatura para Prefeito desde o ano passado. Seu grupo trouxe a terceira colocação para Manoel Ludgério e Romero Rodrigues em Conceição e agora conta com o apoio de Jutay Meneses para se solidificar como postulante em 2024.

Sua filiação ao PDT no final de setembro, reuniu lideranças locais, o ex-Prefeito João Deon e o Deputado Jutay em uma demonstração de força, que tem o intuito de unir os grupos de Deon e Alexandre Braga em torno de sua candidatura.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba