Pátria de chuteiras?

Guilherme Freitas

O técnico Luiz Felipe Scolari anunciou na última terça-feira a lista dos 23 convocados para a Copa das Confederações, torneio que será disputado mês que vem aqui no Brasil e será um grande teste para o Mundial do ano que vem. Mas não vou falar dos convocados e da ausência de Ronaldinho Gaúcho. Deixo isso para as mesas redondas da vida. Quero é falar de duas coisas que só mostram como a seleção não tem mais tanta credibilidade atualmente.

Antes da convocação de Felipão o jornal Lance! publicou uma matéria bombástica com Severino Vieira da Silva, pai do jogador Willian. Severino afirmou que fez pagamentos a lobistas e empresários com a promessa de que o filho chegaria a seleção brasileira e conseguisse uma transferência para algum clube inglês (na época o Chelsea tinha interesse no jogador). O meia, revelado pelo Corinthians, foi convocado para a seleção na era Mano Menezes e pouco depois se transferiu para o time russo do Anzhi, que tem como proprietário o milionário Suleiman Kerimov. O pai de William afirmou que pagou aos lobistas R$ 100 mil. O caso não é novidade já que alguns meses atrás o presidente do Sport Luciano Bivar, afirmou que houve um esquema que favoreceu a convocação do volante Leomar, quando Emerson Leão era o técnico do Brasil. O jogador foi até capitão do time…

Quem também aproveitou para soltar o verbo foi a esposa do meia Ramires. O jogador do Chelsea, que hoje sagrou-se campeão da Liga Europa, ficou de fora da Copa das Confederações. Segundo alguns veículos de imprensa o motivo foi o pedido de dispensa de um amistoso, que irritou Scolari. Porém Islana Rosa, não perdoou o técnico Felipão e abriu o verbo numa rede social: “Nada nem ninguém vai tirar esse sorriso, essa garra que só você tem! Que da tanto o sangue, que hoje infelizmente é só mais um injustiçado em uma seleção medíocre que vive de panela e máfia! Parabéns CBF! Parabéns Brasil, por isso que não é e nunca mais será a melhor do mundo! E um recadinho pra quem torce tanto contra com sorrisinho falso: não vem aqui curtir e dizer que lamenta!”, disse a senhora Ramires.

Somos todos um bando de trouxas enquanto discutimos a convocação da seleção com nossos amigos ou fazemos uma convocação virtual através de aplicativos. O buraco dessa sujeira chamada futebol é muito mais embaixo e mais uma vez o dinheiro fala mais alto. Agora me pergunto: será que alguns jogadores convocados pelos os últimos treinadores realmente mereceram vestir a camisa canarinho? Não digo dos talentosos, aqueles que claramente merecem, mas falo daqueles que são convocados para um ou outro jogo e de repente são vendidos para grandes equipes por uma quantidade “generosa” de dinheiro. Abra o olho torcedor. Infelizmente a seleção brasileira não tem mais credibilidade nenhuma.