decisão

Lula diz que ação das Forças Armadas vai tirar ‘definitivamente’ o poder do crime organizado

A operação anunciada na semana passada terá validade até o dia 3 de maio de 2024.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro e em São Paulo é para “definitivamente tirar o poder do crime organizado”. A operação anunciada na semana passada terá validade até o dia 3 de maio de 2024.

“Estamos combinados com os governadores, estamos combinados com a PF, Marinha, Aeronáutica, Exército, com a Força Nacional, com a PRF, vamos definitivamente tirar o poder da organização chamada crime organizado. Isso foi anunciado na semana passada, já está em funcionamento”, disse.

Anteriormente, no entanto, Lula já havia afirmado que não haveria GLO em seu governo. As Forças Armadas vão atuar nos portos e aeroportos em conjunto com a Polícia Federal. Exército e Aeronáutica também vão ampliar a atuação nas fronteiras, em conjunto com PF e Polícia Rodoviária Federal, em especial no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, há ligação logística com as facções que atuam no Rio e em São Paulo.

Paraná e Mato Grosso do Sul fazem fronteira com o Paraguai, por onde investigações apontam que entram armas de grosso calibre e drogas no Brasil. Na operação, serão empregados 3.700 militares das Forças Armadas, divididos em:

  • Exército – 2.000;
  • Marinha – 1.100;
  • Aeronáutica – 600.

Fonte: IG
Créditos: IG