O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança neste sábado (4), mais uma matéria do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.
Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.
A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.
Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de Juru. A pesquisa foi realizada nos dias 1 e 2 de novembro de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 180 na zona urbana e 220 na zona rural.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra
O primeiro dado mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nessa área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom, a Prefeita atingiu 63,2% de aprovação, ratificando o ótimo trabalho dos dois primeiros anos do primeiro mandato de Solange Félix na cidade.
Na área da pesquisa onde é perguntado aos 400 entrevistados, se você aprova ou desaprova a gestão, os bons números se repetem com a Prefeita tendo 68% de aprovação.
A boa administração, a gestão mais eficiente que às anteriores e o trabalho são os principais pontos considerados pelos 272 munícipes que aprovam a administração, como primordiais para o sucesso do mandato de Solange Félix.
Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: A avaliação das escolas municipais com 71% de aprovação; o nível de satisfação com a limpeza pública atinge 74,1% e a categoria que mais se sobressai no levantamento, são os ótimos números na coleta de lixo de Juru que chegam a 79,5% de aprovação perante os 400 entrevistados.
A origem de Juru se dá em meados de 1926 no sítio Roça Grande, pertencente a D. Maria Ferreira.
Eram organizadas corridas de cavalo na região que atraiam um grande número de pessoas dos lugares mais distantes e, para aproveitar este movimento, em 1929 começou-se uma feira livre próximo dali, que passou a ser semanal devido a seu sucesso.
Foi então tomando forma o povoado, com cada vez mais pessoas e prédios residenciais. Entre 1936 e 1937, no município de Princesa surge o distrito de Barra, que no ano seguinte passa a se chamar Ibiapina.
Em 31 de dezembro de 1943 o distrito de Ibiapina passa a se chamar Juru – palavra do Tupi-Guarani que significa aves multicores – e assim permanece até 10 de setembro de 1959, quando é anexado ao município de Tavares. O distrito de Juru é elevado à categoria de município no dia 24 de dezembro de 1961, se emancipando politicamente.
Solange Maria Félix Barbosa nasceu em Juru no dia 15 de setembro de 1969. Começou sua carreira política no ano de 2000, sendo eleita Vereadora em sua primeira eleição. Após ficar na suplência em 2004, volta a Câmara Municipal no pleito seguinte, se reelegendo em 2012 e 2016.
A então Vereadora decidiu alçar voos mais altos ao disputar a Prefeitura em 2020, tendo como principal adversário Leôncio de Guabiraba que havia sido candidato a Vice-Prefeito na chapa que foi derrotada pelo então Prefeito Luiz Galvão em 2016.
Em um pleito que englobou mais três candidaturas, Solange conseguiu vencer a eleição de forma tranquila ao atingir 3.429 votos (57,81%).
Nas últimas eleições a Prefeito, apoiou os seguintes candidatos: Michel Henrique (Republicanos), Hugo Motta (Republicanos), Efraim Filho (União Brasil) e João Azevêdo (PSB).
Todos os candidatos tiveram a maioria absoluta na cidade, se destacando os números expressivos de Michel Henrique, que teve sua quinta melhor votação no estado, vindo dos habitantes de Juru.
JURU | APOIO DA PREFEITA | VOTAÇÃO |
GOVERNADOR | João Azevêdo | 3.418 / 4.195 |
SENADOR | Efraim Filho | 3.513 |
DEPUTADO FEDERAL | Hugo Motta | 3.255 |
DEPUTADO ESTADUAL | Michel Henrique | 2.522 |
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba