Futebol

Futebol brasileiro vive sua pior fase e futuro ainda é incerto

O Brasil já completou cinco Copas do Mundo sem título (2006-2022), igualando seu maior período de seca. No entanto, ao contrário das duas vezes anteriores em que isso aconteceu

O Brasil já completou cinco Copas do Mundo sem título (2006-2022), igualando seu maior período de seca. No entanto, ao contrário das duas vezes anteriores em que isso aconteceu, os maus resultados de agora são realmente reflexo da queda de qualidade dos jogadores. Por isso, muitos torcedores estão aproveitando o código promocional 1xbet para tentar prever o que acontecerá com a “amarelinha” no futuro.

Além da fila atual, o Brasil atravessou outras duas fases em que ficou cinco Copas do Mundo sem título, de 1930 a 1954 e de 1974 a 1990.

No entanto, no primeiro período, o futebol ainda estava nos primórdios do profissionalismo e ainda assim o Brasil realizou boas campanhas, como o vice-campeonato de 1950.

Já no segundo período, embora não tenha conquistado nenhum título, o Brasil montou verdadeiros esquadrões, como a seleção de 1982, que reunia Zico, Falcão, Sócrates, Júnior, entre outros. O troféu não veio, mas aquela equipe marcou época e é reverenciada até os dias de hoje.

Acontece que o momento atual da seleção é bem diferente. Desde 2002, quando conquistou seu último Mundial, o nível dos jogadores brasileiros vem caindo vertiginosamente e as últimas cinco participações na Copa do Mundo foram muito ruins, com eliminações para países menos tradicionais (Bélgica e Croácia) e a humilhante derrota de 7 a 1 para a Alemanha.

 

Novo ciclo


Com o fim da “era Tite”, o Brasil iniciou um novo ciclo, mas esse começo parece só ter aumentado o pessimismo dos torcedores.

Além dos maus resultados com Ramon Menezes e Fernando Diniz, ambos treinadores interinos, a seleção ainda não definiu quem será seu novo comandante. Embora o nome de Carlo Ancelotti tenha sido ventilado, o italiano jamais confirmou a informação e não parece animado com a perspectiva de assumir o cargo.

Para piorar, o Brasil não conta com os craques de outrora, e seu melhor jogador, Neymar, já caminha para a fase final da carreira. Ademais, recentemente, o camisa 10 sofreu mais uma lesão séria, colocando em dúvida seu próprio futuro na seleção.

Dessa forma, a situação do futebol brasileiro é bastante desoladora. Até o momento, nada leva a crer que em 2026 a seleção conseguirá escapar de fazer mais um papelão.

No futebol, porém, tudo pode mudar rapidamente e, faltando cerca de três anos para o próximo Mundial, há tempo para muitas reviravoltas. Assim, é possível que alguns jogadores despontem, que o novo treinador consiga armar uma equipe consistente e que o Brasil, enfim, volte a lutar por um título mundial. Por mais improvável que pareça, a tradição do futebol brasileiro faz com que sempre haja uma chama de esperança acesa.

 

Fonte: Polemica Paraíba
Créditos: Polemica Paraíba