Qual é o papel de um " Espião " ?

Bruno Filho

A mídia mundial muitas vezes nos surpreende com notícias daqui e dali, que certamente devem mesmo ser divulgadas, mas que em seu conteúdo apresentam informações vagas e que para muitos não esclarecem, pelo contrário viram motivo de chacota, devido a alta tecnologia que hoje impera no planeta inteiro e as formas cibernéticas de informações que dominaram o mundo.

De repente, deparo com a detenção em Moscou de um “Espião” da CIA que teria sido descoberto pela KGB na capital russa, e o mesmo foi encaminhado a Embaixada americana e considerado “persona non grata”. A foto do espião está mais para um ambulante qualquer, do que para um “Espião”. Lembramos dos filmes e para nós espião de verdade é 007, encarnado em vários monstros do cinema e se for mais recente Tom Cruise.

Claro que uso deste eufemismo para escrever que espiões não tem mais lugar neste mundo avançado. O que faria exatamente um espião ? será que hoje ainda temos cofres com segredos, livros com senhas ou arquivos secretos dignos de espionagem ? o mais simples dos manuseadores de computador hoje em dia tem acesso a espiões que não são de carne e osso.

O que diríamos então de países tão adiantados ? os rackers deitam e rolam por este mundo afora e conseguem informações , sem necessidade nenhuma de deslocar um ser humano para este trabalhinho. O tempo da Guerra Fria terminou na década de 80 e de lá a esta parte as coisas mudaram demais, e para pior. Os atentados que ocorreram desde 2001 até hoje demonstraram que as informações aumentaram e a segurança diminuiu.

No dia em que vi um avião comercial sendo atirado literalmente contra o Pentágono descobri que tudo era conversa fiada. Então espião está ultrapassado demais. Não existem mais espiões humanos, que tem passaporte falsificado, ficam em hotéis luxuosos, fumam um cigarro atrás do outro e namoram com belas e sensuais garotas. Infelizmente.

Pelo menos naquela época sabia-se contra quem lutar e a quem procurar. Hoje os espiões não tem nome, não tem identidade, são máquinas potentes e devastadoras que invadem os lares e mentes das pessoas e são capazes de saber até o horário em que vamos ao banheiro, vamos nos alimentar, vamos dormir ou então acordar. Não precisamos deslocar ninguém para isso.

Sei que a história vive em retrocesso, que ciclicamente vamos e voltamos aos mesmos pontos, apenas um pouco mais burilados. As intenções são as mesmas, as maldades continuam iguais,os sentimentos só mudam de lugar e horário contudo permanecem iguais. Enfim, o mundo anda em círculos correndo atrás do próprio rabo. Não existe novidade nenhuma. Percebam o que estou relatando no seu dia-a-dia.

Espião em 2013 ? faça-me o favor…procurem outra para contar pois pelo menos temos que ter alguns minutos do nosso dia para ler e escrever coisas úteis, principalmente se formos considerados as nações mais adiantadas do mundo. Passamos 2 meses amedrontados com um coreano destemperado ameaçando atacar o Ocidente com uma Bomba Atômica…cade a bomba ?

Já sei ! tive uma visão…Londres mandou um agente especial para a Coréia do Norte e ele vestido todo de preto, pendurado em cordas de nylon, desceu por um buraco aonde só passa um alfinete, colocou um explosivo num laboratório subterrâneo e desativou o sistema. Depois foi jantar caviar e beber champagne com uma mulher escultural e nós embarcamos em mais uma…