O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta quarta-feira (25) a economista Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal. A decisão foi comunicada durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, no fim da manhã de hoje.
Nascida em Santo André (SP), Rita Serrano é graduada em Estudos Sociais e História, com mestrado em administração pela Universidade de São Caetano do Sul. Ela estava na presidência da instituição desde janeiro deste ano.
Segundo comunicado divulgado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), Lula “agradeceu pelo seu trabalho e dedicação no exercício do cargo”.
“Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”, diz o trecho.
A nota divulgada afirma ainda que o novo presidente da Caixa será o economista e servidor da Caixa Carlos Vieira Fernandes. Ele já foi diretor-presidente da Funcef, o fundo de pensão da Caixa, e integrou a secretaria-executiva do Ministério da Integração Nacional em 2012.
“O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”, afirma o governo.
A troca na presidência da Caixa acontece em meio a pressões do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e de líderes do Centrão pelo comando da instituição, em troca de apoio ao governo Lula no Congresso.
Fonte: Cultura
Créditos: Polêmica Paraíba