O vodu dos Castros

Marcos Tavares

O Ministério das Relações Exteriores já anunciou: o Brasil vai importar seis mil médicos cubanos para atender pacientes em hospitais de regiões pobres ou interior do país onde os médicos brasileiros recusam-se a ir. Acontece que segundo o Conselho Federal de Medicina, a ciência médica cubana é uma das piores do mundo com profissionais que se formam em escala industrial, a maioria sem nunca ter visto um aparelho de ultrassom nem ouvir falar em stent coronários, procedimentos comuns a qualquer unidade hospitalar do Brasil.

Junte-se a isso a dificuldade de comunicação linguística, já que as semelhanças de língua não chegam a uma compreensão fácil do que cada um diz. Tudo isso aponta dias negros para os doentes nacionais que vão receber a parte da herança maldita de Castro em forma de profissionais despreparados, tão despreparados que apenas cinco por cento dos médicos com diploma cubano passaram na prova de revalidação do diploma feita no Brasil para que os formados no exterior comprovem suas aptidões.

Some-se a isso a ânsia que permeia todo cubano de acabar em Miami. Metade desses médicos que virão ao Brasil trabalharão apenas o suficiente para juntar o dinheiro da passagem e migrarem para os Estados Unidos, o sonho maior de todo cubano que se preza. Isso somente irá trazer problemas diplomáticos para o Brasil, já que, entre os médicos, Cuba enviará membros da segurança encarregados de deter essa sangria. Nada, pois, de positivo nesse auxílio que o PT presta à ciência e à educação cubanas em troca da saúde de nossos pacientes.

Falou e disse

O ex-deputado José Fernandes foi feliz e conclusivo ao se referir, em entrevista, à situação do PSDB na Paraíba. Ele disparou: Cássio vai manter intocada a parceria com Ricardo Coutinho e, textualmente, ”a música que ele tocar o PSDB dança.”

Pode parecer duro, mas é verdadeiro. Os tucanos não possuem ninguém em seus quadros com autonomia e votos para contrariar uma decisão de Cássio. Alguém pode até não gostar, mas vai engolir o choro e rir com os Cunha Lima.

Por isso a decisão de Cássio é a baliza onde Ricardo se fixa para continuar sua política sem dar muita atenção aos boatos.

Camaradas

Nunca pensei viver para ver isso. O PT aliado à fina flor do grupo da Várzea, hoje representado pelo ministro Aguinaldo Ribeiro.

A turma da Várzea era o nec plus ultra do antiesquerdismo que orienta a cartilha e a vida do PT. Sinal dos tempos…

Pensar que um acordo desses seria impensável e até inimaginável nos anos 1960, nos dá uma dimensão de como a política muda, mudam as pessoas e muda o comportamento.

E pelo jeito, mudam até os eleitores.

Nacional

Como se trata de um exame nacional, o Enem vai exigir mais dos alunos nordestinos que concorrerão com alunos do Sudeste, onde o nível escolar é bem melhor. A não ser que se crie uma cota para nordestinos.

Sozinha

Parece que a jornalista Lídia Moura vai dirigir um partido onde ela é o único membro.

Todos os outros afiliados, principalmente os que têm votos, não aceitam o comando de Lídia e ameaçam romper.

Gastança

Funcionários municipais de Patos ameaçam greve geral já que não existe dinheiro para melhorar seus salários, mas existe verba para contratar as melhores bandas de forró. É o São João que já começou a pipocar em cima de Chica Motta.

Inadimplentes

Os prefeitos paraibanos chiam por não conseguirem verbas federais, mas segundo o deputado Ruy Carneiro, 80% deles estão impedidos de recebê-las.

São devedores de obrigações federais como o INSS e outros atributos.

Otimistas

Reina um otimismo sem fim na área de segurança. O secretário Walber Virgolino diz que não existem nem Al-Qaeda, nem EUA.

Interessante é que cada marginal preso diz textualmente pertencer a uma dessas facções que não existem.

Primeiro ela

O PT sabe. A primeira prioridade é eleger Dilma.

Para isso, se for preciso sacrificar cabeças na Paraíba, elas serão degoladas.

Frases…

Cegueira – O amor é cego. Só isso justifica o casamento.

Trabalhoso – Já se disse: meia idade é quando o trabalho não dá prazer e o prazer dá trabalho.

Honesto – Lavando o dinheiro se lava também a reputação.