A cidade de João Pessoa sedia, nesta sexta-feira (20), o principal evento de inovação e empreendedorismo em energia do mundo: o 5º Energy Summit. Realizado pelo Smart Grid Group em parceria com o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Energy Summit tem o apoio da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), que dialoga com o Polo de Inovação credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) e empresas nacionais e multinacionais que investem em projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à transição energética.
“O evento busca unir e fazer a interação entre o setor produtivo, o governo e a academia no que tange a transição energética, que é justamente a mudança da matriz elétrica ou energética por uma matriz mais limpa, ou seja, sem a emissão de carbono. E hoje nós fazemos alguns dos principais players que tem no mercado, justamente para poder discutir temas importantes, discutir de que forma até mesmo a nossa universidade, o Centro de Energias Alternativas e Renováveis, ele pode contribuir para que essa transição seja realizada de forma até mais justa. Nesse sentido, a Funetec tem ajudado a viabilizar os nossos projetos , via Embrapii, porque ela é a nossa Fundação de Apoio”, afirmou o Dr. Euler Cássio Tavares de Macêdo, Diretor CEAR/UFPB.
O evento que acontece durante todo o dia no auditório da Reitoria da UFPB, Campus I, conta com um stand da Funetec-PB, que é a Fundação de Apoio credenciada pela unidade da Embrapii para gerir recursos destinados aos projetos de pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Energias Renováveis na Paraíba.
“Nossa parceria decorre do fato de termos executado projetos em conjunto com o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e, inclusive, com empresas que são objetos de discussão no âmbito acadêmico, a exemplo da Huawei, Aneel e Energisa. Além disso, enquanto uma instituição de apoio à pesquisa da Embrapii e à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), temos o privilégio de atuar como patrocinadores deste notável evento”, ressaltou Jorge Lima, Gerente de Negócios da Funetec-PB.
A 5ª edição do Energy Summit reúne professores e alunos da UFPB, além de gestores públicos, empresários e investidores interessados em inovar com energia elétrica e analisar as condições de viabilidade e oportunidades para empreender na matriz de energia elétrica. Além do CEAR/UFPB, Polo de Inovação, participam do evento os pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), Programa de Pós-graduação em Energias Renováveis (PPGER) e capítulos profissional e estudantis do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) da universidade.
“Energy Summit é uma ponte tanto para quem está dentro da UFPB fazendo pesquisa e o mercado que está fora. Então, é uma oportunidade para a gente refletir sobre como podemos trabalhar juntos para a melhoria da indústria e da transição energética. O mercado precisa dessas pesquisas e nós, com as nossas competências, podemos atuar no sentido de facilitar e ajudar nesse processo de inovação em energia elétrica”, disse Júlia Alves, aluna do Curso de Energias Renováveis da UFPB.
Programação Energy Summit:
8:00 – 9:00 Credenciamento
9:00 – 10:00 Mesa de abertura
10:00 – 12:00 Painel 1: desafios e soluções da indústria brasileira para a transição energética
– ABDI
– SMA
– HUAWEI
– WEG
14:00 – 14:30 Certificação do Curso Técnico Energife
14:30 – 16:30 Painel 2: regulamentações, fomento e projetos para impulsionar a transição energética
– ANEEL
– ABGD
– Chesf
– Energisa
16:30 – 17:00 Sorteio
17:00 – Encerramento
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba