nesta quarta-feira

“Há uma nova economia surgindo, que une cultura, tecnologia, ciência”, diz Claudia Leitão, em Conferência apoiada pela Funetec-PB

Incentivar a criação de cursos tecnológicos em economia criativa e contribuir com a formação de produtores culturais na Paraíba. Essa foi uma das defesas apresentadas pela conferencista Claudia Leitão durante a Conferência Cultura e Profissões promovida pelo IFPB – Campus João Pessoa. O evento aconteceu nesta quarta-feira (18) dentro da XVIII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFPB com o apoio da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec-PB).

“Há uma nova economia que está surgindo aí e une cultura, tecnologia, ciência e aí se você religar tudo isso, você começa a agregar valores a produtos que hoje têm um grande, digamos, peso numa pauta tanto de exportação como aquilo que a gente chama de Soft Power dos países”, disse Cláudia Leitão.

A Conferência contou com a participação de estudantes e pesquisadores do IFPB e de outras instituições de ensino, que também tiveram a oportunidade de refletir sobre o trabalho no século XXI  e o surgimento de novas profissões.

“Nós estamos vivendo uma revolução, essa quarta revolução industrial, que nos leva a pensar nas profissões que vão acabar, muitas já acabaram, e as novas que estão nascendo e muitas que ainda vão nascer. E a pergunta é, será que a gente está formando a juventude para o novo ou será que a gente só está mantendo o que já existia?”, questionou Leitão.

Além de incentivar a formação profissional de produtores culturais, a renomada conferencista ressaltou que o país precisa ampliar os investimentos em economia criativa: “o Brasil só exporta soja, minério, laranja, carne de boi, é uma tristeza, o Brasil tem uma pauta de matéria-prima e, não, de exportação. Eu espero que o Brasil saia desse lugar e para a gente sair desse lugar, a gente precisa formar pessoas para o  novo trabalho pra a gente começar a pensar como é que seria o design brasileiro junto com o artesanato brasileiro, o papel da nossa música e a nossa gastronomia que ninguém conhece. O Brasil está lá na lanterna enquanto destino turístico, a gente praticamente nem sequer tem presença de turismo internacional aqui”.

A conferencista Claudia Leitão, que atua como consultora em Economia Criativa para a Organização Mundial do Comércio (OMC) e para a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) foi uma das convidadas do evento. Ela compartilhou as ações que desenvolveu ao longo da carreira junto ao poder público na área cultural. Também participaram os debatedores Rejane Nóbrega, Pedro Santos, Maria José Bezerra e Alexandre Santos. A mediação ficou por conta da Dina Faria. O evento foi prestigiado por Jorge Lima, gerente de Negócios da Funetec-PB.

Fonte: ASCOM FUNETEC
Créditos: Polêmica Paraíba