A contratação de médicos para prestar atendimento à saúde primária no Brasil, anunciada pelo Ministério da Saúde, tem preocupado os parlamentares paraibanos.
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) manifestou preocupação com o anúncio e chamou atenção para a necessidade de avaliação da qualificação técnica desses profissionais. Nos dois primeiros anos do Revalida (exame nacional de revalidação de diplomas estrangeiros), de 1.184 inscritos, apenas 67 foram aprovados.
O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), em pronunciamento na tribuna do Senado Federal, apresentou alternativas para ampliar a assistência médica no País e evitar a contratação de 6 mil médicos cubanos para trabalhar no Brasil. Segundo ele, não existem “razões plausíveis” para o Brasil importar esses profissionais.
Vital lembrou que a iniciativa tem recebido “veementes protestos” do Conselho Federal de Medicina (CFM), de sindicatos, associações e órgãos de classe e de médicos brasileiros. “É preciso que se diga com todas as letras: o atendimento de saúde promovido por profissionais não qualificados é muitas vezes mais danoso para o paciente do que a ausência de tratamento imediato”, disse Vital do Rêgo, que também é médico.
Na manhã desta terça-feira (14), em João Pessoa, médicos, professores e estudantes dos cursos de Medicina da Paraíba realizaram uma manifestação contra a contratação de médicos estrangeiros. O ato público começou na Avenida Dom Pedro II e seguiu até a Praça dos Três Poderes. Cerca de 500 profissionais e estudantes participaram da manifestação.