A Operação Carro-Pipa (OCP), vital para o abastecimento de água potável em 148 municípios da Paraíba, enfrenta um cenário de incerteza e preocupação, com a possibilidade de 289 mil paraibanos ficarem sem acesso ao recurso essencial. A situação surgiu devido a atrasos no repasse de verbas, que ameaçam interromper a distribuição de água nas cidades atendidas pelo programa.
Conforme o calendário de abastecimento da OCP para o mês de outubro, a entrega de água potável está programada apenas até o dia 16, sem previsão de novas rotas para o restante do mês. O Comando Militar do Nordeste (CMN) relata que, até o momento, apenas 44% da verba necessária para o mês de outubro foi disponibilizada.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pelos repasses para a Operação Carro-Pipa, afirma que uma abertura de crédito adicional foi aprovada e que a normalidade na distribuição de água será retomada “nas próximas semanas”, mas não especifica uma data para esse restabelecimento.
Sem a água fornecida pela Operação Carro-Pipa, cerca de 289.377 mil paraibanos podem ficar sem acesso a esse recurso vital em 148 municípios, conforme informações disponíveis no Portal da Operação Carro-Pipa, mantido pelo Exército Brasileiro.
A situação é agravada pelo fato de que, atualmente, 661 pipeiros prestam serviços para o programa. No entanto, os municípios de Areia e Taperoá enfrentam interrupções no serviço. Em Areia, a suspensão ocorre devido à falta de interesse de profissionais, enquanto em Taperoá, a decisão foi tomada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Em um comunicado oficial, um representante da Operação Carro-Pipa informou que as atividades no estado da Paraíba continuarão somente até o dia 13 de outubro de 2023. A partir de 14 de outubro de 2023, não haverá mais entregas de água devido à falta de recursos financeiros necessários para manter a operação. O comunicado ressalta que o Escritório Regional de Operação Pipa continuará em busca de soluções para retomar a operação o mais breve possível.
A situação destaca a urgência de uma ação efetiva para garantir o fornecimento de água potável às comunidades dependentes da Operação Carro-Pipa na Paraíba e a necessidade de garantir que os recursos necessários sejam disponibilizados para atender às necessidades das populações afetadas.
Fonte: O Povo
Créditos: Polêmica Paraíba